Em meio às discussões sobre a fuga de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para o exterior, senadores iniciaram as articulações internas nos bastidores para a escolha do próximo presidente do Senado na próxima legislatura.
Com a consolidação de diferentes grupos de apoio e divisões estratégicas entre blocos parlamentares, a eleição interna promete testes de fidelidade partidária e rearranjos de nomes que já haviam sido ventilados e noticiados por O Brasilianista.
Atualmente, três nomes principais despontam na bolsa de apostas para comandar a Casa: Davi Alcolumbre (União-AP), Tereza Cristina (PP-MS) e Rogério Marinho (PL-RN).
O senador Laércio Oliveira (PP-SE) disse a O Brasilianista que, apesar da formalização de blocos ou federações, a adesão não é automática entre os parlamentares:
"Cada senador do PP ou do União Brasil vai fazer sua própria análise. O apoio da federação existiu, mas não é unânime", afirmou o parlamentar.
Rogério Marinho
As definições estratégicas, como a indicação para a Vice-Presidência da Casa, ainda não foram formalmente debatidas no grupo, o que deixa margem para negociações e acomodação de insatisfações regionais.
No campo da oposição e do PL, a estratégia envolve reorganizar primeiro a própria bancada para, em seguida, consolidar alianças externas.
De acordo com o senador Efraim Filho (PL-PB), o lançamento oficial da candidatura de Rogério Marinho deve ocorrer até a próxima semana. O parlamentar ressalta que o ex-ministro conta com apoio, mas destaca a necessidade de dialogar com os novos senadores eleitos para a bancada.
Tereza Cristina
A oposição também avalia o nome da senadora Tereza Cristina (PP-MS). O debate atual gira em torno da viabilidade eleitoral dos dois nomes da direita antes da reta final.
Contudo, não se descarta que, independentemente da escolha final do candidato, haverá apoio mútuo entre parlamentares do PL e do PP. Além disso, interlocutores apontam que o anúncio formal de apoio por parte da federação não definirá necessariamente o voto individual dos congressistas.
A volatilidade do cenário foi ironizada pelo senador Dr. Hiran (PP-RR) ao comentar o clima de bastidor e a incerteza quanto à fidelidade dos parlamentares no dia da votação secreta.
Davi Alcolumbre
Como explicou O Brasilianista, Davi Alcolumbre já começou a consolidar a sua reeleição na Presidência do Senado. A medida para viabilizar a sua candidatura foi anunciada pela federação União-PP, que formalizou o apoio à recondução do parlamentar.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou, inclusive, que Alcolumbre é um senador que converge com as pautas de interesse do governo federal e com os anseios da população.
As sinalizações indicam que o Centro busca retomar o protagonismo em ambas as Casas para conter o avanço do PL.
Siga nossas redes: O Brasilanista!


