Publicidade
Política

Os candidatos que disputam o segundo turno em 2026

Todos os eleitores votam para presidente e, em alguns estados, para governador e prefeito

Lula e Flávio Bolsonaro
Lula e Flávio Bolsonaro são os candidatos para Presidente da República no segundo turno das Eleições de 2026 (Fotos: Lula Marques e Valter Campanato/Agência Brasil)

O segundo turno das eleições de 2026 está marcado para este domingo (25). Em todo o Brasil, eleitores votam para o cargo de presidente e, em alguns estados, definem seus candidatos para governador.

No primeiro turno, que aconteceu em 4 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a reeleição, marcou 45,14% dos votos válidos, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) obteve 47,04%, com 99,94% das urnas apuradas. Ambos estarão na disputa deste domingo.

Publicidade

O deputado federal Alfredo Gaspar (PL) é o vice de Flávio, tendo a candidatura confirmada em 25 de julho, em São Paulo; enquanto Geraldo Alckmin (PSB) é mais uma vez o vice de Lula na busca pela reeleição em 2026. A oficialização da chapa aconteceu em 2 de agosto, também em São Paulo, durante a convenção nacional do PT.

De acordo com especialista entrevistado pelo O Brasilianista, o vice-presidente pode, sim, ajudar um candidato a ganhar espaço entre os eleitores, usando de exemplo o que ocorreu em 2022, quando Lula e Alckmin se uniram contra Jair Bolsonaro.

Disputas estaduais

No Acre, Amazonas, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Tocantins, os eleitores também escolherão o governador no segundo turno.

Veja as disputas:

TO: Professora Dorinha (União) - 45,52% x Vicentinho Júnior (PSDB) - 43,94%

Professora Dorinha (União Brasil) é formada em pedagogia, com especialização em Alfabetização. Ela já atuou como Secretária da Educação e Cultura do Tocantins, presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), foi eleita deputada federal por três mandatos consecutivos e senadora.

Vicentinho Júnior (PSDB) atuou como empresário antes de ingressar na política e foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos, nas três últimas eleições. 

DF: Celina Leão (PP) - 49,93% x Leandro Grass (PT) - 34,47%

Celina Leão (PP) é graduada em administração de empresas, atuou como Secretária de Estado de Juventude de Brasília e Assessora Especial de Gabinete na Câmara Legislativa. Ela já se elegeu deputada distrital de Brasília por dois mandatos consecutivos, deputada federal e vice-governadora do estado nas últimas eleições.  

Leandro Grass (PT) foi professor antes de ingressar na política. Ele já foi eleito deputado distrital e presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

ES: Lorenzo Pazolini (Republicanos) - 49,65% x Ricardo Ferraço (MDB) - 34,06%

Lorenzo Pazolini (Republicanos) é formado em direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública. Ele foi eleito deputado estadual e prefeito de Vitória por dois mandatos consecutivos.

Ricardo Ferraço (MDB) ingressou na política desde novo, sendo eleito vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-governador do estado e senador. Ele também atuou na Secretaria de Estado da Agricultura.

AC: Mailza Assis (PP) - 49,76% x Alan Rick (Republicanos) - 32,27%

Mailza Assis (PP) é formada em pedagogia com MBA em Políticas Públicas. Ela atuou como secretária municipal de Administração de Senador Guiomard e secretária de Assistência Social na mesma região, antes de assumir como senadora e, posteriormente, vice-governadora do Acre.

Alan Rick (Republicanos) é jornalista com pós-graduação em jornalismo político. Na política, já foi eleito deputado federal por dois mandatos consecutivos e senador.

RN: Allyson Bezerra (União Brasil) - 36,94% x Cadu Xavier (PT) - 36,16%

Allyson Bezerra (União Brasil) é formado em engenharia civil e atuou como servidor público federal antes de ingressar na política. Ele foi eleito deputado estadual e prefeito de Mossoró por dois mandatos consecutivos.

Cadu Xavier (PT) é formado em engenharia da computação e mestre em engenharia de produção. Em 2026, ele concorre pela primeira vez às eleições.

RJ: Douglas Ruas (PL) - 49,27% x Eduardo Paes (PSD) - 42,76%

Douglas Ruas (PL) foi policial civil antes de ingressar na vida política. Ele já atuou como secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo, subsecretário de Trabalho de São Gonçalo e superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) até ser eleito deputado estadual e, posteriormente, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

Eduardo Paes (PSD) é formado em direito com especialização em Políticas Públicas e Governo. Ele já foi eleito vereador, deputado federal, e quatro vezes prefeito do Rio. Na vida pública, também atuou como Secretário de Meio Ambiente e Secretário Estadual de Turismo Esporte e Lazer.

AM: Omar Aziz (PSD) - 40,63% x Professora Maria do Carmo (PL) - 24,49%

Omar Aziz (PSD) formou-se em engenharia civil. Ele foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos, deputado estadual, vice-prefeito de Manaus por dois mandatos consecutivos, vice-governador do Amazonas por dois mandatos consecutivos, governador do Amazonas e senador por dois mandatos consecutivos.

Professora Maria do Carmo (PL) atuou na educação antes de ingressar na política. Ela já foi candidata a vice-prefeita de Manaus e a suplente de senador.

Ordem de votação no 2º turno

Nos estados em que a disputa é apenas presidencial, os eleitores devem inserir somente os dois dígitos referentes ao candidato à Presidência da República que deseja votar. Em seguida, basta apertar o botão "Confirmar".

Já nos locais em que há disputa para governador, a ordem de votação na urna eletrônica será:

  • Governador: digitar os dois números do candidato e confirmar o voto;
  • Presidente da República: digitar os dois números do candidato e confirmar o voto.

Há ainda outros cenários de votação possíveis em alguns municípios brasileiros. 

Em Arroio do Sal (RS), Santana do Itararé (PR), Macedônia (SP), Martinópolis (SP), Narandiba (SP) e Itaguaí (RJ), os eleitores devem votar primeiro para presidente e, em seguida, prefeito referente às eleições suplementares.

Já em Goiatins (TO), a ordem será governador, presidente e prefeito.

Por sua vez, cidades do Paraná e do Mato Grosso contarão com plebiscitos sobre mudanças nos limites territoriais entre municípios. O eleitor desses locais vota primeiro para presidente e depois responderá à pergunta exibida na urna.

Acompanhe O Brasilianista nas redes sociais