Início » União Europeia aprova proposta de legislação sobre Inteligência Artificial
DestaquePolítica

União Europeia aprova proposta de legislação sobre Inteligência Artificial

Surgimento de plataformas como o ChatGPT, no final de 2022, provocou uma mudança completa sobre o cenário de Inteligência Artificial 

A+A-
Reset

A União Europeia aprovou um projeto de lei que regula o uso da Inteligência Artificial (IA). O texto tem sido objeto de intensas negociações.

– Temos o prazer de anunciar que os embaixadores [dos 27 países da UE] confirmaram por unanimidade o texto da proposta sobre regras comuns sobre IA – anunciou a delegação da Bélgica. O país ocupa a presidência semestral do bloco.

Leia mais! MACRON SACRIFICA A EUROPA

Em 2021, a Comissão Europeia apresentou o seu projeto de lei. Mas, após o surgimento de plataformas de IA, como o ChatGPT, houve uma mudança no contexto. Por meio dessas plataformas, é possível produzir dissertações, traduções, entre outros. Além disso, por outros sistemas de inteligência artificial é possível criar imagens e sons. Portanto, especialistas alertaram para os riscos de disseminação de fake news.

Inteligência artificial

Foto: Freepik

Parlamento Europeu e a regulação da Inteligência Artificial

Em dezembro, O Parlamento Europeu e a União Europeia, em dezembro, negociaram um acordo político, porém havia questões incertas, que foram consideradas apresentadas principalmente pela Alemanha e pela França. Entre elas, a proteção às empresas europeias especializadas em Inteligência Artificial.

Leia mais! MERCOSUL: LULA VOLTA A INSISTIR EM ACORDO COM A UNIÃO EUROPEIA

Nessa sexta-feira (2), os representantes permanentes dos países do bloco econômico deram sinal verde. Entretanto, antes de ser implementada, o Parlamento Europeu terá uma votação final, que deverá ocorrer em abril. Caso aprovada, ela entra em vigor entre seis meses e dois anos.

Leia mais! MERCOSUL: CÚPULA SOCIAL CRITICA ACORDO COM UNIÃO EUROPEIA

O Comissário Europeu para o Mercado Interno, responsável por esta negociação, Thierry Breton, ressaltou que o pacote legislativo é uma inovação mundial.

– Os Estados-membros do bloco aprovaram hoje o acordo político, reconhecendo o equilíbrio encontrado pelos negociadores entre inovação e segurança – pontuou Breton.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00