Início » Mercosul: Lula volta a insistir em acordo com a União Europeia
Política
A+A-
Reset

Mercosul: Lula volta a insistir em acordo com a União Europeia

Em seu discurso na Cúpula do Mercosul, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a dizer que não vai desistir de um acordo entre o bloco sul-americano e a União Europeia. “Ainda estamos nos esforçando por um acordo entre Brasil e União Europeia”, disse. 

Lula destacou que o maior obstáculo, responsável por travar o acordo, foi o protecionismo do governo francês. “Fiz um apelo para o Macron, para que ele deixasse de ser tão protecionista em relação aos produtos agrícolas”. Lula também admitiu que “de qualquer forma, não deu certo”.

Leia mais! STF rejeita vínculo empregatício de corretor de imóveis

Na ocasião, o Brasil passou a presidência do Mercosul a Santiago Penã, presidente do Paraguai. O país deve presidir o bloco pelos próximos seis meses. Durante o evento foi confirmada a adesão da Bolívia no bloco, que até então era formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.  Durante a Cúpula também foi assinado um acordo entre o bloco sul-americano e Singapura, que visa ampliar os investimentos e o comércio na região.

Leia mais! Náufraga acordo UE-Mercosul

Ainda nesta quinta-feira (07), durante a reunião, o Conselho de Mercado Comum (CMC) do Mercosul anunciou a suspensão da regra que limitava as alterações na lista de exceções tarifárias à 20% de seus itens por semestre. Com a suspensão, os países poderão agora alterar 100% da lista tanto em 2024 quanto em 2025.

Letec

A Lista de Exceções à tarifa Comum (Letec) comporta até 100 itens da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCMs), para produtos em que há a possibilidade de aplicar imposto de importação diferente da tarifa acordada entre os membros, em compras realizadas por países fora do Mercosul. Na antiga regra, a troca dos produtos da lista só era possível mediante ao cumprimento do limite semestral de 20%.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00