Início » Negociações com União Europeia é prioridade do Mercosul
Economia
A+A-
Reset

Negociações com União Europeia é prioridade do Mercosul

Os países-membros do Mercosul informaram que haverá assinatura de um acordo equilibrado para ambas as partes com a maior brevidade possível

O Paraguai assumiu a presidência do Mercosul. Além disso, apresentou suas prioridades durante os seis meses, ficará à frente do bloco. Entre muitas, estão o avanço nas negociações para consolidar o acordo comercial com a União Europeia, bem como a promoção de negociações com os Emirados Árabes.

Leia mais! MACRON NÃO QUER MERCOSUL

Os países-membro do Mercosul, por meio de comunicado, ressaltou, entre as prioridade, estão o fortalecimento do processo de integração, bem como o desenvolvimento da integração física e das negociações externas, – com vistas a alcançar resultados e ações concretas em benefício do bloco regional -. Portanto, o grupo pretende concluir os – aspectos pendentes – das negociações com a União Europeia. Nesse sentido, haverá a assinatura de um – acordo equilibrado para ambas as partes com a maior brevidade possível – pontuaram os integrantes do bloco econômico.

Mercosul

Gráfico econômico entre Bolívia e Mercosul – Arte: Agência Senado

Bolívia no Mercosul

O primeiro encontro da nova gestão ocorreu, na quarta-feira (24), em Assunção, no Paraguai. A chanceler da Bolívia, Celinda Sosa, também estava presente. Um dos motivos é a busca pela entrada no bloco.

Leia mais! INGRESSO DA BOLÍVIA AO MERCOSUL É APROVADO. TEXTO VAI À PROMULGAÇÃO

Na oportunidade, o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai manifestaram o compromisso de prestar apoio técnico no processo de incorporação da Bolívia ao bloco. Os membros do bloco econômico informaram a intenção por meio de comunicado conjunto.

Bloco econômico

A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai criaram o Mercosul em 1991. O ingresso da Venezuela no bloco econômico foi em 2006. Contudo, a participação do país no grupo está suspensa desde 2017. Afinal, existem denúncias de possíveis desrespeitos à democracia, cláusula fundamental do grupo.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00