Início » Pacheco afirma que Senado aprovará novo Código Eleitoral

Pacheco afirma que Senado aprovará novo Código Eleitoral

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a Casa aprovará um novo Código Eleitoral até o fim deste ano. A declaração ocorreu, nesta sexta-feira (19), em Zurique, na Suíça.

Na ocasião, o chefe da Casa considerou que existe uma  – boa maioria – para aprovar uma reformulação dos sistemas político e eleitoral do país. De acordo com Pacheco, em 2023, as lideranças do Senado – ignoraram – a minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara dos Deputados.

Leia mais! TSE recebe sugestões sobre regras para eleições municipais 

Entraves no Código Eleitoral

Desde 2021, o Código Eleitoral está travado no Senado, ano que a Câmara aprovou a proposta. O projeto é considerado uma reforma mais ampla do sistema eleitoral.

Ainda, de acordo com Pacheco, a expectativa é que, junto do Código Eleitoral, a Casa discuta o fim da reeleição, bem como novos mandatos de cinco anos. Na ocasião, ele defendeu unificar as eleições a cada cinco anos.

Código Eleitoral

Rodrigo Pacheco, Lula e Arthur Lira – Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Leia mais! Eleições municipais: Lula, Bolsonaro, ministros e governadores atuarão como cabos eleitorais

– Meu propósito, particularmente, é colocar fim à reeleição no Brasil, com a coincidência de mandatos e coincidência de eleições, com mandatos de 5 anos – pontuou Pacheco.

Para ele, as medidas podem propor economia ao Orçamento da União.

Leia mais! Confira o calendário eleitoral para as eleições 2024

– Além da economia de dinheiro, o mais importante disso é que o Brasil sai de um estado de permanência eleitoral, de perenidade de discussão eleitoral, porque termina uma eleição e começa a outra – defendeu Pacheco.

 

 

Código eleitoralEleiçõespolíticaRodrigo PachecoSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais