Início » TSE recebe sugestões sobre regras para eleições municipais 

TSE recebe sugestões sobre regras para eleições municipais 

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe até sexta-feira (19) sugestões sobre as regras que valerão para as eleições municipais de outubro. Atualmente, constam 10 temas sob consulta, que devem ser regulados por resoluções eleitorais a serem votadas pelos ministros da Corte. As eleições municipais ocorrerão no dia 6 de outubro, com probabilidade de um segundo turno no dia 27 de outubro.

Leia mais! Trump vence primeiras prévias para eleições dos EUA em Iowa

A regulamentação da inteligência artificial nas eleições municipais é um dos temas que serão discutidos. De acordo com o TSE, um dos objetivos é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos. Além disso, de autoridades envolvidas com a organização das eleições.

eleições municipais

Foto: Freepik

Os interessados devem entrar no portal do TSE e encontrar a minuta da resolução sobre inteligência artificial, bem como outros 9 temas. Entre eles estão: propaganda eleitoral, pesquisas eleitorais, prestação de contas, bem como auditoria do processo eleitoral e ilícitos eleitorais, entre outros.

Leia mais! Inteligência artificial afetará 40% dos empregos no mundo, revela FMI

As contribuições sobre as regras eleitorais serão feitas por meio de formulário eletrônico. O TSE, após receber as sugestões, realizará audiências públicas para discutir as sugestões e possíveis alterações às minutas de resolução.

eleições municipais

Cármen Lúcia – Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Audiências públicas

A ministra Cármen Lúcia é a relatora das resoluções sobre as regras eleitorais. Portanto, ela comandará as audiências, que ocorrerão entre os dias 23 e 25 de janeiro, na sede do TSE, em Brasília.

Leia mais! Arthur Lira cita inteligência artificial como prioridade para 2024

De acordo com o TSE, as pessoas ou as instituições autoras das sugestões podem fazer o uso da palavra no momento do envio das contribuições. Além disso, a participação poderá ser presencial ou virtual. A lista de inscrições deferidas será divulgada, no dia 22 de janeiro, no Portal da Corte.

 

 

Eleições Municipaisinteligência artificialpolíticaTSE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais