Início » Eleições municipais: Lula, Bolsonaro, ministros e governadores atuarão como cabos eleitorais

Eleições municipais: Lula, Bolsonaro, ministros e governadores atuarão como cabos eleitorais

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Em eleições municipais, os políticos com destaque nacional tradicionalmente trabalham para fortalecer a campanha de candidatos de seus partidos e aliados nos municípios. No pleito de 2024, não será diferente. 

Leia mais! A força do Planalto nas eleições municipais – Análise

Lula foca em SP e RJ nas eleições municipais

A tendência é que o presidente Lula se envolva nas campanhas em São Paulo e Rio de Janeiro. Lula foi um dos articuladores do apoio à pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo e o PT negocia para indicar o vice na chapa de Eduardo Paes (PSD), que tenta a reeleição no Rio de Janeiro. 

Lula focará em SP e RJ nas eleições municipais

Lula se manterá distante de disputas em cidades que aliados estejam envolvidos. Foto: Ricardo Stuckert / PR

No entanto, Lula deve se manter distante do processo eleitoral em cidades nas quais os partidos que integram a base aliada do governo estarão posicionados como adversários. Ainda assim, sua imagem deve ser utilizada em pequenas e médias cidades para alavancar o número de prefeituras do partido. 

Ministros reforçam campanhas de seus partidos

Os ministros de Estado também devem se movimentar nas eleições de 2024. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), deverá focar sua atuação em São Paulo. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), também será utilizada por seu partido como cabo eleitoral.

Última reunião ministerial de 2023

Ministros contribuirão com campanhas regionais. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), deverá atuar na Bahia, cuja capital nunca esteve sob comando do PT. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deve manter o foco na condução da economia, mas seu envolvimento em São Paulo também pode acontecer. 

Bolsonaro será cabo eleitoral em todo o país

Assim como Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro deve priorizar os pleitos nas capitais paulista e carioca. Em São Paulo, Bolsonaro precisa definir seu apoio entre o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Ricardo Salles (PL). No Rio, o ex-presidente reforçará a candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL). 

Bolsonaro discursa em convenção nacional do Partido Liberal (PL)

Bolsonaro discursa em convenção nacional do Partido Liberal (PL). Foto: Reprodução Youtube/PL

No entanto, diferente de Lula, Bolsonaro também deve se manter ativo como cabo eleitoral em outras regiões do país. O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, confirmou a intenção de Bolsonaro participar ativamente de campanhas pelo Brasil. 

Governadores se voltam para seus estados

Os governadores cotados como candidatos à presidência da República em 2026 também devem atuar em seus estados para ajudar a aumentar a presença de seus partidos nos municípios. 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmou aliança com Ricardo Nunes para evitar a eleição de Boulos na capital paulista. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve atuar nas cidades mineiras em que seu apoio for demandado. 

Tarcísio concede entrevista

Governador de SP, Tarcísio de Freitas, tentará evitar vitória de Boulos na capita. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Há a expectativa também para que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), contribua para o aumento do número de prefeitos do partido no estado. Ainda no Sul, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), deve priorizar a disputa em Curitiba, onde o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD), será o seu candidato.

Leia mais! Membros do PSDB dizem que eleições municipais é fundamental para o pleito de 2026

Confira aqui, no site do Tribunal Superior Eleitoral, as principais datas do ano eleitoral de 2024.

bolsonaroEduardo LeiteEleições 2024Eleições Municipaisfernando haddadGuilherme BoulosLulaRomeu ZemaTarcísio de FreitasValdemar Costa Neto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais