Início » A movimentação das peças no tabuleiro da disputa em SP

A movimentação das peças no tabuleiro da disputa em SP

Na disputa em SP, a aliança com Marta Suplicy agrega para a candidatura de Boulos, já que até pouco tempo Marta era secretária de Relações Internacionais da Prefeitura

A+A-
Reset
DestaquePolítica

As peças que compõem o tabuleiro da disputa pela Prefeitura de São Paulo (SP) mantêm aceleradas movimentações na capital paulista. Na última sexta-feira (2), a ex-prefeita Marta Suplicy se filiou ao PT, e retornou ao partido que fez parte durante 8 anos para ser a vice do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). A volta de Marta ao PT contou com o apoio do presidente Lula (PT), que ensaia uma ativa atuação no pleito de outubro em SP.

Leia mais! ELEIÇÕES MUNICIPAIS: LULA NEGA TENTATIVA DE EVITAR CANDIDATURA DE TABATA EM SÃO PAULO

A aliança com Marta Suplicy agrega para a candidatura de Boulos, já que até pouco tempo Marta era secretária de Relações Internacionais da Prefeitura. Além disso, segundo pesquisa divulgada pela Quaest, Marta, com 24% das menções, é considerada a melhor prefeita de SP já teve. Ela possui um capital político importante nas periferias da capital paulista, onde a preferência por Boulos é menor do que junto a classe média progressista.

disputa em SP

Guilherme Boulos – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O bolsonarismo, por sua vez, também se movimentou na semana passada de olho na disputa pela Prefeitura. O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) que figurava como um dos pré-candidatos, tendo, inclusive, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desistiu oficialmente da disputa.

Leia mais! O FATOR MARTA SUPLICY NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO

A saída de Salles é positiva para o prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), que trabalha para que a direita não tenha candidatura própria. Ainda na semana passada, Bolsonaro confirmou a indicação do coronel Mello Araújo, ex-comandante da Rota, para ser o vice de Nunes. Diante do anúncio do ex-presidente, a tendência é que o bolsonarismo faça uma aliança com Ricardo Nunes.

disputa em SP

Bolsonaro e Ricardo Nunes – Foto: Divulgação/PL

Quem também segue se movimentando é a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que também é pré-candidata. Após o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, declarar que Tabata não ‘tem nenhuma experiência” e que “nunca passou por uma administração municipal”, a pré-candidata do PSB reagiu.

Leia mais! O QUE A POPULARIDADE DOS PREFEITOS DE SÃO PAULO DIZ SOBRE O POTENCIAL ELEITORAL DE RICARDO NUNES

Nas suas redes sociais, Tabata Amaral declarou que “quem definitivamente não tem experiência de boa gestão é o Ricardo Nunes. Ele é o responsável por esse caos em que se encontra a cidade de São Paulo”.

O bate-boca entre Valdemar e Tabata é negativo para Nunes, pois caso a pré-candidata do PSB seja alvo dos aliados do prefeito, num eventual segundo turno entre Nunes x Boulos, Tabata poderá optar pelo apoio ao representante do PSOL.

disputa em SP

Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Tabata Amaral é um nome a ser observado nesta disputa. Apesar da tendência da eleição ser polarizada entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, a candidatura de Tabata traz desafios para os dois players da disputa.

Sendo candidata, Tabata terá o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Márcio França (PSB), dividindo a base de apoio do Palácio do Planalto em SP. Tabata, por outro lado, também poderá tirar votos de Nunes, pois a deputada do PSB transita no campo da centro-direita.

Leia mais! O QUE ESPERAR DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS – ANÁLISE

Há quem veja que, dependendo do desempenho de Tabata, ela poderá ter uma função estratégica no segundo turno, assim como a hoje ministra Simone Tebet (MDB) teve na eleição presidencial de 2022. Não é por acaso que Lula declarou que apoiaria Tabata num eventual segundo turno.

bolsonaroEleições MunicipaisGeraldo AlckminGuilherme BoulosLulaMarta SuplicypolíticaTábata do Amaral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais