Setor portuário movimenta mais de 1,2 bilhão de toneladas em 2021, 4,8% a mais que em 2020

Porto de Cabedelo. Foto: Companhia das Docas da Paraíba

Na última quarta-feira (2) foi divulgado o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com a presença do ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas. De acordo com o anuário, o setor portuário brasileiro bateu recorde de movimentação em 2021: 1,21 bilhão de toneladas transportadas, 4,8% a mais que o montante registrado em 2020.

Tarcísio de Freitas aproveitou a oportunidade para declarar que “o setor portuário deixou de ser um gargalo, vem respondendo às demandas do setor produtivo brasileiro e alcançando resultados cada vez mais expressivos. Além do mercado, essa resposta vem por meio dos investimentos que fazemos e da iniciativa privada”. O ministro pontuou também que houve um aumento recorde de atração do capital estrangeiro para o setor, devido as concessões de terminais portuários. “Os investimentos estão gerando emprego e aquecendo a economia. Os portos têm operado com mais eficiência, atendendo bem às demandas do setor produtivo “, finalizou.

O anuário da Antaq revela também um crescimento na movimentação de cargas de granéis sólidos e líquidos e de carga geral. O destaque ficou com a transferência de contêineres, com um aumento de 11% em comparação com o ano anterior.
A navegação por cabotagem foi outro destaque, com um crescimento de 5,6% em comparação aos dados de 2020. O secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Diogo Piloni, pontou que o “crescimento da cabotagem de contêineres é muito expressivo. O potencial de redução no custo logístico que essa alternativa traz é notável e conversa com os números positivos que o setor tem apresentado”.

O anuário aponta que a China continua sendo o principal destino da exportação brasileira, representando 51% das cargas. Já nas importações, os principais parceiros são os Estados Unidos (24%), seguido por China (11%), Rússia (7%) e Argentina (6%). Com relação aos produtos transportados, petróleo e seus derivados somam 65% do volume, contêineres (13%), 15% maior que no ano passado.

Os principais produtos transportados pelos rios brasileiros foram soja e milho, sendo a região norte responsável por 74% da movimentação de cargas, em seguida vem a região sul com 9%, centro-oeste com 6% e sudeste com 1%.

O anuário da Antaq pode ser acessado pelo site: anuario.antaq.gov.br. Além dos números já apresentados, é possível consultar dados de transporte de longo curso, via interiores, movimentação portuária de contêineres.


Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais