Senado: representantes de bancos públicos debatem Novo PAC

A Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública, nesta terça-feira (23), para discutir o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Este debate visa fornecer insights importantes sobre a implementação e o impacto do novo PAC. Como também, destacar as oportunidades e desafios associados aos investimentos em infraestrutura no Brasil.

Foto: Freepik

O governo federal lançou o programa em agosto de 2023. O encontro contará com a presença de representantes de bancos públicos e está agendado para as 9h.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão e autor do pedido para a audiência, destaca que o Novo PAC prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão até 2027. De acordo com o parlamentar, é importante utilizar esses recursos de forma eficiente para impulsionar o crescimento do país e gerar empregos. Além disso, superar os desafios de infraestrutura que têm impactado o desenvolvimento.

O senador ressalta a necessidade de evitar problemas enfrentados em versões anteriores do programa, como o alto índice de obras não concluídas. Ele destaca que projetos de infraestrutura de grande porte requerem um esforço coordenado entre setor privado e governos locais e federal, especialmente em concessões e parcerias público-privadas.

Confúcio Moura – Foto: Pedro França/Agência Senado

Confúcio Moura argumenta que é fundamental estabelecer critérios claros para a seleção de projetos e garantir um nível adequado de maturidade. Além disso, implementar mecanismos para aumentar a segurança jurídica e reduzir o risco percebido pelos investidores privados.

Na audiência, estão previstas as participações do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa Filho. Ele representará o presidente da instituição, Aloizio Mercadante. O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, também foi convidado.

Postagens relacionadas

Silveira mobiliza 500 eletricistas para restabelecer energia no RS

Lula reitera isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil

IPCA: preços dos alimentos e medicamentos aumentam em abril

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais