Carlos Vieira assume presidência da Caixa Econômica

Carlos Vieira - Foto: Reprodução/YouTube Metrópoles

Nesta quinta-feira (9), o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes toma posse como presidente da Caixa Econômica Federal. Em cerimônia, ele ressaltou que não se faz democracia sem diálogo. “O Executivo e Legislativo estão unidos para o bem do Brasil”.

Em seu discurso, Carlos destacou que uma das principais preocupações era se ele receberia parlamentares em seu gabinete. Ele respondeu: “Vai ser recebido parlamentares, quem sou eu para impedir o diálogo com a sociedade, com aqueles que fazem a economia crescer?”.

Na ocasião, ele pontuou a surpresa da sociedade com o crescimento econômico do país. “Ninguém previa de estaríamos com um PIB próximo a 3%. Hoje, muitos torcem com essa espiral positiva que está sendo construída de forma sólida, contínua e concreta. Esta é a realidade do país”, comemorou.

Carlos Vieira também acrescentou que sua gestão terá compromisso com a qualidade dos serviços, bem como com a modernização. “Precisamos desburocratizar o dia a dia, ter objetivos claros para promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social, sem descuidar da nossa agenda ambiental”, finalizou.

Além de servidor de carreira do banco, Carlos Vieira já presidiu o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef). Além disso foi diretor presidente da BRB Crédito. Mas a indicação é parte do acordo costurado entre Governo Federal e Arthur Lira (PP-AL) para angariar apoio no Congresso Nacional.

Foto: reprodução/YouTube Poder 360

Exoneração de Rita Serrano

No dia 25 de outubro, o presidente Lula anunciou a exoneração de Rita Serrano. Por meio de nota, o Lula agradeceu o trabalho da então presidente do banco, bem como a dedicação no exercício do cargo.

“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”, ressaltou em nota.

Leia mais! Lula dá sinal verde a Carlos Vieira na presidência da Caixa Econômica

Com Carlos Vieira no radar, Lula se reúne com a presidente da Caixa Econômica

Lula pode nomear Carlos Vieira à presidência da Caixa ainda nesta semana

Leia mais! Carlos Vieira recebe sinal verde do planalto para assumir Caixa Econômica

Quem é o novo presidente da Caixa Econômica?

Carlos Vieira foi jovem aprendiz no Banco do Brasil (BB) na década de 70. Assim, ele começou a sua trajetória profissional. Economista e natural da Paraíba, teve a sua vida política sempre muito movimentada. Assim, desde 2012, exerce cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios.

No primeiro mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), ele assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades. Na época, o ministro da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Lira.

 

 

Postagens relacionadas

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Pela terceira vez, Boletim Focus eleva previsão da Selic em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais