Ministro do TCU promete análise de 5G em 60 dias

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) aguarda a aprovação do leilão da tecnologia 5G pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para levar o assunto até os técnicos do tribunal. Em seguida, o processo irá a plenário para análise dos ministros.

Na semana passada o ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que o TCU montou um grupo de trabalho para agilizar os trâmites e garantir a realização do leilão ainda neste primeiro semestre. O TCU dispõe de 150 dias para analisar o caso, mas o vice-presidente eleito para este biênio, ministro Bruno Dantas, afirmou que pretende concluir a análise do edital para a implantação do 5G em 60 dias.

Fábio Faria embarca no próximo dia 2 para o exterior a fim de conhecer mercados onde já funciona a rede 5G, como Finlândia, Suécia, China, Coreia e Japão, e esclarecer eventuais dúvidas. Integram a comitiva o próprio Bruno Dantas e também os ministros Vital do Rêgo e Walton Alencar, do TCU.

Quem vai participar do leilão 5G são as operadoras de telecomunicações, mas elas terão de adquirir os equipamentos (hardware) de quem os produz, como a finlandesa Nokia, a sueca Ericsson, a chinesa Huawei, a coreana Samsung e a japonesa NEC.

Mudança de tom

Dois fatores contribuíram para que o governo Bolsonaro passasse a adotar um tom menos agressivo em relação à participação da chinesa Huawei no leilão da tecnologia 5G: a mudança de gestão na Casa Branca e a necessidade de o Brasil contar com insumos da chinesa Sinovac para a produção de vacinas contra a covid-19. Embora a China seja hoje o maior parceiro comercial do Brasil, o país é atacado pela ala ideológica do governo brasileiro, então alinhada ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

A informação sobre a amenização dos ataques foi dada por assessores do Planalto em meio ao desconforto causado pelo embate travado, via redes sociais, entre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o embaixador chinês Yang Wanming. Eduardo preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, mas pode perder o posto em março, quando se realizarão eleições para a escolha do novo comando nas comissões.

A Huawei está há mais de duas décadas no país e sua atuação nas redes é significativa, chegando a 45% em uma das operadoras. Não à toa as empresas de telecomunicação que operam no Brasil são a favor de sua participação no leilão. A companhia chinesa fornece equipamentos para a Receita Federal, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil e nunca se soube de roubo de dados nem de ataque cibernético.

Postagens relacionadas

Projeto eleva benefício para pessoas com deficiência que trabalham

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais