Ministério da Economia pede explicações sobre monitoramento de preços feito pela Senacon

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Economia pediu explicações sobre dados e fundamentos que levaram a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça a notificar supermercados e cooperativas para ouvir deles o porquê do recente aumento dos preços da cesta básica.

Em ofício, Geanluca Lorenzon, secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, cobra os motivos da ação da Senacon e diz que esta “não resultará em controle de preços ou qualquer outra incompatibilidade com os princípios da economia de mercados firmados na Constituição”.

A indústria do arroz reagiu à alta: foi chancelada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a taxa zero para importação do grão de países fora do eixo Mercosul, beneficiando, sobretudo, Estados Unidos e Tailândia, que podem trazer para o país até 400 mil toneladas até o final do ano – cerca de 35% das importações brasileiras totais projetadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais