Inflação na indústria sobe 1,86% em agosto segundo IBGE

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A inflação de mercadorias usadas na indústria teve variação de 1,86% em agosto, na comparação com julho. Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado nesta quarta-feira (29/9).

O índice mede a variação dos preços “originais” dos produtos, sem taxas como imposto e frete. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, todas as 24 atividades analisadas registraram alta de preços, o que só havia ocorrido em agosto de 2020.

O IPP atingiu 23,55% no acumulado do ano. Em período maior, de 12 meses, a alta é de 33,08%. De acordo com o IBGE, o setor de alimentos foi o que mais influenciou o resultado de agosto, com impacto de 0,51 ponto percentual. 

Para o gerente do IPP, Manuel Souza Neto, a demanda do comércio internacional e a desvalorização do real em relação ao dólar, ajudaram a impactar os preços nas indústrias do mercado. A pandemia deixou parte dos insumos industriais mais caros. Com isso, o preço das commodities avança, pressionando empresas que dependem de mercadorias importadas.

Outro fator que impacta diretamente os preços é a crise hídrica. A escassez de chuva força o acionamento de usinas térmicas, o que eleva os custos de geração de energia elétrica.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais