Guedes procura saídas para dívida dos precatórios

Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que parcela precatórios enfrenta resistência no Congresso, por isso, o governo agora conta com uma alternativa vinda do STF (Supremo Tribunal Federal) para amortecer o impacto da despesa sobre as contas públicas sem a necessidade de aprovação pelo Legislativo.

A medida, elaborada sob o comando do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, seria uma resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A ideia é que o próprio Judiciário module o volume de pagamentos por ano considerando a capacidade do cofre do governo.

A informação foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento promovido pela XP Investimentos nesta quinta-feira (26). Ele disse que o governo apresentou a PEC para parcelar os precatórios e solucionar o que chama de “meteoro sobre as contas públicas”.

Com o modelo, a previsão é que o governo economize um total de R$ 49,1 bilhões. Valor mais alto do que os R$ 33,5 bilhões de impacto previsto pelo governo para a PEC. A medida abriria espaço no Orçamento para a implementação do Bolsa Família turbinado e ampliação de gastos com obras públicas.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais