Começa hoje primeira fase do Open Banking

Foto: Banco Central/Flickr

A primeira fase do Open Banking começa a partir desta segunda-feira (1). A regulação do programa de compartilhamento será de forma gradual, faseada e evolutiva, até dia 15 de dezembro de 2021. Nesta fase, chamada de Open Data, o escopo será de dados sobre canais de atendimento, produtos e serviços relacionados a contas, cartão de crédito e operações de crédito.

O Open Banking é uma iniciativa regulatória que visa a aumentar a eficiência e a competição no âmbito do Sistema Financeiro Nacional por meio da padronização e digitalização do processo de compartilhamento de dados e serviços financeiros (via APIs) pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Na Fase I não há compartilhamento de dados de clientes. As informações cadastrais ou de transações financeiras do cliente só poderão ser compartilhadas entre instituições participantes reguladas, autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central a partir da Fase II, que se inicia em 15 de julho de 2021, e somente quando o compartilhamento for expressamente autorizado pelo próprio cliente.

A Fase III começa dia 30 de agosto, e trata de serviços de iniciação de transação de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito. Já a Fase IV é de Open Finance, e seu escopo é de dados sobre operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros.

Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais