Com prejuízo de US$ 7 bilhões, CNI requer suspensão das negociações do acordo Mercosul-Coreia do Sul

Em carta dirigida ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, requereu a suspensão das negociações do acordo comercial entre Mercosul e Coreia do Sul. Isso porque o rápido avanço do diálogo entre os dois países, sem consulta ao setor privado, pode ocasionar um aumento no saldo negativo da balança comercial de aproximadamente US$ 7 bilhões para o Brasil.

De acordo Robson Andrade, os setores industriais, que devem ter um papel relevante na retomada da economia e na geração de empregos nos níveis nacional e regional, sofrerão impactos graves, em especial no cenário pós-pandemia da covid-19”. Ele avalia também que, no fim do ano passado, foram estabelecidos dois importantes diálogos entre os Poderes Executivo e Legislativo. Um deles sobre integração internacional e o segundo relacionado à produtividade e à competitividade, com o Ministério da Economia, representantes do Poder Legislativo, CNI e associações industriais.

O presidente da CNI aponta ainda que os dois diálogos foram fundamentais para estabelecer o objetivo de ampliar a integração internacional do Brasil, de forma gradual e com base em uma agenda que tivesse um olhar também para a competitividade da produção nacional. Robson destaca que os acordos firmados pela Coreia do Sul com países em nível de desenvolvimento semelhante ao do Brasil – a exemplo da China, Índia e Turquia – são diferentes daquele que vem sendo negociado pelo Brasil. Com essas nações há exclusão de um número mais amplo de produtos, o que implica em quase 20% das linhas tarifárias, períodos de carência, margens de preferência para produtos industriais, bem como salvaguardas específicas para o setor industrial.

Embora a negociação esteja avançada em torno de 90% de cobertura do comércio bilateral, o setor privado não foi informado sobre as concessões feitas pelos governos do Mercosul. Some-se a isso o fato de que não parece haver dispositivos satisfatórios para tratar de produtos sensíveis, algo rotineiro nos acordos comerciais.

O documento da CNI encaminhado ao Ministério da Economia explicita também que o momento posterior à pandemia do novo coronavírus exigirá do governo atenção especial às políticas de retomada da atividade produtiva e da geração de empregos no país. E para tanto, de acordo com a CNI, serão necessários acordos comerciais mais equilibrados com parceiros que tenham potencial de gerar mais impactos positivos na produção do país.

Expectativa coreana
Em setembro do ano passado, o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Chan-Woo Kim chegou a declarar que acreditava que as negociações de um acordo de comércio com o Mercosul fossem finalizadas no meio deste ano. As conversas estavam indo muito bem, segundo ele, que também estava otimista com o encorajamento na cooperação nos campos da indústria e comércio que o acordo podia propiciar.

Na mesma ocasião, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, afirmou que a Coreia do Sul é fonte de inspiração permanente para o Brasil sobretudo pelo brilhante desempenho coreano em dois quesitos: inovação tecnológica e educação. Tanto Araújo quanto Kim participaram da celebração da passagem dos 60 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Indústria argentina
O posicionamento da CNI encontra refúgio no da Argentina, segunda maior economia do Mercosul. Em declaração conjunta firmada no dia 23 de abril, a indústria brasileira e a União Industrial Argentina (UIA) manifestam preocupação com a falta de transparência nas negociações entre Mercosul e Coreia do Sul, bem como com a falta de capacidade das indústrias do bloco em enfrentar práticas desleais de comércio. A Organização Mundial do Comércio (OMC) assegura que a Coreia do Sul é o segundo principal alvo de medidas de defesa comercial, atrás apenas da China.

Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais