Com o objetivo de impulsionar relações econômicas bilaterais, Brasil e Chile realizam encontro

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Representantes do Ministério da Economia participaram, na terça-feira passada (17), da 13ª reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Chile objetivando fomentar as relações econômicas entre as duas nações. No decorrer da reunião, delegados e autoridades de ambos os países trataram da governança e atração de investimentos estrangeiros, acesso a mercados e preparativos para a próxima Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), dentre outros assuntos.

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia brasileira, Roberto Fendt, declarou que as relações entre Chile e Brasil tem como característica definidora a convergência e a magnitude da cooperação nos diversos temas que compõem a agenda bilateral. Disse também que as duas nações têm aumentado sua articulação na esfera política e este bom entrosamento vem gerando a adoção de posicionamentos em comum, tanto na esfera regional quanto na multilateral.

Ainda de acordo com Fendt, em se tratando da América do Sul, Brasil e Chile compartilham a visão de que as duas grandes iniciativas de integração econômica regional são convergentes e por conta disso, agem em prol da promoção do diálogo entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul. O brasileiro também reafirmou a importância do processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e reforçou a solicitação do apoio chileno ao pleito brasileiro.

O secretário também declarou que o Brasil acredita nos efeitos positivos que este processo poderá gerar para o Chile, no aumento da facilidade de investimentos entre os países e na criação de estabilidade institucional no continente, com mais países comprometidos com o livre mercado, as melhores práticas internacionais e a democracia.

Rodrigo Yáñez, subsecretário de Relações Econômicas Internacionais (Subrei) do Chile, enfatizou a positiva relação bilateral entre Brasil e Chile. Yáñez salientou a necessidade de unir esforços para aumentar os fluxos comerciais numa nova era da economia digitiral de maneira a aumentar com base nas diferentes ferramentas existentes em nível bilaterail, o comércio em bens, serviços, investimento, inovação tecnológica e científica. Ainda segundo o subsecretário é importante manter essas instâncias abertas para ativar ou dinamizar as duas economias, particularmente dadas as dificuldades geradas pela pandemia.

Yáñez relembrou a assinatura do Acordo de Livre Comércio Chile-Brasil, em 21 de novembro de 2018, que constitui o 64º Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica nº 35 (ACE 35). O chileno espera que o acordo seja prontamente ratificado pelo Senado brasileira, dando continuidade à implementação dos compromissos assumidos em cada capítulo com o objetivo de impulsionar a reativação econômica. Segundo Roberto Fendt, uma vez colocado em vigor, o novo acordo elevará as relações Brasil-Chile a um novo patamar.

Comissão de Monitoramento do Comércio Chile-Brasil, criado em 2006 é a instância encarregada de avaliar a relação comercial bilateral, além de revisar e propor medidas que permitam aumentar o fluxo comercial dos países. Seu objetivo é o avanço em uma série de temas não tarifários, dentre eles barreiras técnicas e fitossanitárias, além de estimular a criação de grupos de trabalho que podem contribuir para o aprofundamento da relação comercial, como, por exemplo, na área de investimentos e complementação produtiva.

A Comissão não se reunia desde setembro de 2018, último encontro ocorrido em Brasília, quando foi assinado o Memorando de Entendimento que formaliza a criação do Comitê Regulatório Brasil-Chile, instância bilateral para tratar de temas regulatórios e barreiras técnicas ao comércio. No encontro do dia 17, o secretário especial Roberto Fendt participou da abertura, ao lado do subsecretário Rodrigo Yáñez. As discussões subsequentes foram conduzidas pelo secretário especial adjunto da Secint, João Rossi, pelo lado brasileiro, e pelo diretor-geral de Assuntos Econômicos Bilaterais do Chile, Felipe Lopeandía.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais