13° de pensionistas e aposentados: Quando você vai receber

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (13), a antecipação do pagamento do 13º de aposentados e pensionistas. De acordo com o decreto do governo federal, as parcelas serão pagas nos meses de abril e maio.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais! PIB e inflação sobem em previsão do Focus desta terça

De acordo com o governo, a primeira parcela corresponderá a 50% sobre o valor do pagamento do mês de abril (que vai de 24 de abril a 8 de maio) e será paga junto com o benefício dessa competência. Contudo, nessa parcela não incidem descontos.

Já a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do 13º, e o valor antecipado. Além disso, a segunda parte também será paga juntamente com o benefício do mês de maio, que começa a ser pago em 24 de maio e termina em 7 de junho. Nessa parcela incidirão descontos, como Imposto de Renda, se for o caso.

Em todo o país, cerca de 33,7 milhões de beneficiários receberão o repasse. Tem direito ao abono os segurados e dependentes da Previdência Social, que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Décimo terceiro

Leia mais! Inflação cresce 0,83% em fevereiro, puxado por alta de alimentos e custos escolares

O décimo terceiro, conhecido também como – 13º salário- , é uma gratificação anual obrigatória no Brasil, prevista pela legislação trabalhista.  Além disso, ele corresponde a um salário adicional pago aos trabalhadores, geralmente no final do ano, como forma de complementar a remuneração mensal.

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais