Governo federal economiza R$ 1,419 bilhão com teletrabalho de servidores durante a pandemia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal economizou R$ 1,419 bilhão com o trabalho remoto de servidores públicos durante a pandemia da Covid-19. O dado, revelado pelo Ministério da Economia (ME) na última terça-feira (3), analisa a redução dos gastos em cinco itens de custeio entre os meses de março de 2020 e junho de 2021: diárias; passagens e despesas com locomoção; serviços de energia elétrica; serviços de água e esgoto; e cópias e reprodução de documentos.

A experiência com o trabalho remoto realizado durante a pandemia, de acordo com o ME, foi positiva. Atualmente, cerca de 190 mil servidores estão trabalhando por meio do home office, o que representa aproximadamente 32% do total de servidores ativos do Executivo federal, cerca de 500 mil funcionários. Segundo o governo, com o sucesso da experiência, existe a possibilidade de manutenção de parte dos servidores em teletrabalho no período pós-pandemia.

*Todos os valores foram atualizados de acordo com a inflação do período considerando a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“A transformação digital dos serviços públicos possibilitou que, mesmo durante a pandemia, os cidadãos brasileiros não deixassem de ser atendidos em razão do trabalho remoto dos servidores públicos decorrente das restrições sanitárias”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade.

Até o momento, nove órgãos completaram o processo de adesão ao teletrabalho: Ministério da Economia (ME); Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Ministério da Cidadania; Controladoria-Geral da União (CGU); Advocacia-Geral da União (AGU); Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Projeto eleva benefício para pessoas com deficiência que trabalham

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais