Aneel discute padronizar a comercialização de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que identificou 90 atos normativos relativos a procedimentos de comercialização de energia no atual modelo do setor, se prepara para discutir o assunto em sessão pública na quarta-feira (23), a partir das 9h, em transmissão ao vivo pelo canal da agência no YouTube, interessados poderão manifestar-se durante a sessão. O objetivo é buscar a revisão e a consolidação dessas normas.

A Aneel pretende ter essa questão resolvida até 31 de março.
Para fazer exposição na audiência é preciso encaminhar os vídeos até 12h de amanhã (21), conforme orientações indicadas na seção Documentos Disponibilizados em AP 003/2022, no site da agência. A revisão decorre da necessidade de atualizar terminologias, melhorar a compreensão dos comandos regulatórios e simplificar a linguagem, sem alteração do mérito das normas.

As relações comerciais (compra e venda) no atual modelo são estabelecidas no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Para que uma empresa atue no mercado de energia elétrica no país, precisa tornar-se agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Os agentes são divididos em comercializadores, geradores, consumidores e distribuidores. As vendas para as distribuidoras ocorrem em leilões em ambiente regulado.

Socorro às distribuidoras

A Aneel definiu que o socorro ao setor elétrico para cobrir os custos das medidas emergenciais adotadas no ano passado, com o uso de geração térmica devido à crise hídrica, será de R$ 10,5 bilhões divididos em duas parcelas. Trata-se de um empréstimo a ser embutido nas contas de luz que será pago pelos consumidores.

O financiamento às distribuidoras evita a adoção de percentual maior na tarifa das contas de luz este ano, marcado por eleições e pela busca de reeleição do presidente da República. A partir de 2023, porém, todos os consumidores vão sentir o impacto desse empréstimo em suas contas, com incidência de juros. A energia tem sido apontada como um dos principais fatores da alta da inflação.

Postagens relacionadas

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Confira 27 profissões que terão imposto reduzido com a reforma tributária

Reforma Tributária: saiba quais medicamentos estão isentos em projeto do governo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais