Pacheco pede ao Confaz revisão sobre ICMS de combustíveis

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

 

Em ofício enviado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, cobrou que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) defina uma política que reduza o valor do ICMS sobre os combustíveis. Guedes preside o Confaz.

Em março, o Conselho fixou em R$ 1,0060 a alíquota de ICMS para o óleo diesel S10, o mais usado no País. Contudo, o valor é superior ao equivalente em porcentagem cobrado atualmente pela maioria dos Estados. Além disso, os governadores decidiram criar um incentivo fiscal, uma espécie de desconto, para que o aumento não recaísse sobre o consumidor final. Essas definições neutralizaram as regras aprovadas pelo Congresso para os combustíveis e cada estado continuou tendo autonomia para definir o valor do ICMS praticado.

“Na prática, a alíquota efetiva não passou a ser uniforme em todo o território nacional. Além disso, o valor praticado foi completamente dissociado da proporcionalidade e ignorou os parâmetros trazidos pela própria lei na regra de transição. Não contribuiu, enfim, com os esforços envidados pelo Congresso Nacional no sentido de estabelecer uma tributação equilibrada, proporcional e justa, e que busque a redução dos preços dos combustíveis”, argumenta Pacheco.

Ele pede que Guedes, como presidente do Confaz, cobre dos demais membros, secretários estaduais de fazenda, que desenvolvam outra sistemática para o ICMS.

“Diante do exposto, solicito a essa Presidência que compartilhe com os membros do Confaz as presentes ponderações, recomendando-lhes que reconsiderem a definição sobre a nova sistemática de tributação do ICMS sobre os combustíveis, de modo a privilegiar a justiça tributária e o interesse público, as expectativas do consumidor e a determinação do legislador, com vistas a redução final dos preços cobrados do consumidor”, finaliza.

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais