PEC do piso da enfermagem é protocolada

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Eliziane Gama protocolou hoje a PEC destinada a inserir na Constituição a previsão do piso da enfermagem. Segundo a senadora, o acordo que é construído com o apoio de Rodrigo Pacheco, é para que a Câmara apresente um PLP para criar um fundo de financiamento de R$ 16 bilhões, como fonte de custeio. O fundo seria custeado pela tributação de lucros e dividendos.

A PEC deve definir um prazo para que os estados e municípios se adaptarem às novas regras.

“A aprovação da PEC e do PLP trará segurança jurídica para plena validade do piso salarial e ficará assegurado aos entes federados tempo para ajustarem os planos de carreira dos profissionais. O PLP também vai assegurar a fonte de recursos e retirar a sobrecarga de Estados e municípios brasileiros”, publicou a senadora.

Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que um projeto de lei não pode autorizar piso e seria necessário uma PEC. O projeto que aumenta o piso salarial de enfermagem, já aprovado pelo Senado, está na pauta da Câmara para hoje.

Após a apresentação, a matéria será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Nesse colegiado, o texto necessita de maioria simples de votos para ser aprovada.

Na sequência, a PEC segue para deliberação em dois turnos no Plenário. Para aprovação, são necessários 3/5 dos votos (49) em ambas as votações. Depois vai à Câmara dos Deputados.

 

 

Postagens relacionadas

Guilherme Boulos sai em defesa de Lula após evento em São Paulo

Vítimas de enchentes podem ser isentadas da tarifa de energia elétrica

Congresso analisa crédito extra de R$ 369 milhões para combater El Niño

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais