Início » 2022: Príncipe Luiz Philippe pode concorrer ao governo de SP 

2022: Príncipe Luiz Philippe pode concorrer ao governo de SP 

A+A-
Reset

Não estamos nem em 2022 e a disputa pelo governo de São Paulo está movimentada nos bastidores. Segundo o que a Arko Advice apurou, o deputado federal, e membro da antiga família real brasileira, Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) pode ser o nome do presidente Jair Bolsonaro para o Palácio dos Bandeirantes. Orleans e Bragança conversa com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de Roberto Jefferson, presidente da sigla e aliado do líder do Executivo, para as eleições de 2022. 

À Arko, o deputado confirmou o interesse, mas afirmou que as negociações ainda são iniciais.  

O príncipe, no entanto, tem a concorrência de Abraham Weintraub, ex-ministro da educação, e Tarcísio de Freitas, atual ministro da infraestrutura, para ser o candidato de Bolsonaro no ano que vem. Nas manifestações pró-governo do último dia 15 de maio, por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a candidatura de Tarcísio.  “Estou tentando convencê-lo. Vamos ver. Eu quero que ele vá para São Paulo”. 

Questionado se deixaria de concorrer para que outro nome seguisse, Orleans e Bragança disse que “está buscando um encaixe”. 

2022: PSOL, PT, PSB e Patriota

Além do príncipe, a Arko já adiantou alguns nomes que podem pintar nas urnas paulistas do ano que vem. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tenta convencer os demais partidos de esquerda de que Guilherme Boulos encabece uma candidatura em 2022, tendo Fernando Haddad como vice. 

“O Boulos é um excelente nome para encabeçar uma chapa de esquerda. É talvez o melhor nome para liderar a derrotada do tucanato em SP, que tanto mal já vez ao estado”, afirmou uma fonte à Arko. 

Já Arthur do Val, político e influencer, é o nome do Patriota. Também conhecido como Mamãe Falei, Arthur vai concorrer pela segunda vez a um cargo do Executivo pela sigla. Em 2020, Do Val, que atualmente é deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), concorreu à prefeitura da capital paulistana – e foi muito elogiado pela liderança patriota. 

“Ainda não oficializamos a campanha, mas o Arthur já é o nome do Patriota para as próximas eleições”, afirmou um membro do partido. 

No Partido Socialista Brasileiro (PSB), Jonas Donizette, ex-prefeito de Campinas e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), é um dos principais nomes do partido para o Palácio dos Bandeirantes em 2022. 

Donizette é visto com confiança entre as lideranças da PSB por ter ganhado relevância no cenário nacional no comando da FNP – como, por exemplo, na negociação por vacinas durante a pandemia da covid-19.    

À Arko, Jonas confirmou as negociações, mas disse que o governo do estado não é a única opção. “O Márcio [França] (ex-governador de São Paulo) e eu estamos negociando para ver quem encabeça a candidatura. Estou disposto a concorrer, também, ao Senado e até ao cargo vice-governador de São Paulo”.   

Contudo, como a Arko Advice antecipou, França é cotado para assumir cargos nacionais. Há negociações, por exemplo, para que o ex-governador seja o vice da chapa de Luís Inácio Lula da Silva nas próximas eleições presidenciais – ou, também, a liderança de um Ministério em uma eventual vitória de Lula. Estuda-se, ainda, lançar Márcio para uma vaga no Senado.   

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais