O atual governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), aparece entre os principais nomes na disputa pelo governo de MS nas eleições de 2026, somando 49% das intenções de voto e ocupando a primeira posição.
O segundo colocado é Fábio Trad (PT), que tem 26%. As informações são do levantamento da AtlasIntel, divulgado em setembro.
Em 16 de agosto, início da campanha eleitoral, Riedel compartilhou um vídeo junto de um jingle nas redes sociais. Na legenda, escreveu: "Nossa caminhada pra manter Mato Grosso do Sul no rumo certo começou! Vem com a gente, porque o MS é show e, com vocês, o sonho é possível, sim!".
Início da carreira
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Corrêa Riedel nasceu em 5 de julho de 1969. Ele é formado em ciências biológicas, com mestrado em zootecnia, além de ser especialista em gestão empresarial e gestão estratégica.
Antes de ingressar na política, ele foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), e diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Vida política
Com essa bagagem, Riedel, em 2015, chegou a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), a convite do então governador, Reinaldo Azambuja.
Em 2022, ele concorreu pela primeira vez às eleições pelo cargo de governador, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo eleito no segundo turno por 808.210 votos (56,90%).
A gestão e plano do candidato tem como foco o desenvolvimento econômico, além da área de saúde e investimentos em infraestrutura. Agora, em 2026, ele busca a reeleição.
Posicionamentos e polêmicas
O governador de Mato Grosso do Sul acumula polêmicas ligadas a investigações de corrupção em sua gestão, alinhamentos políticos e debates eleitorais.
Em maio de 2026, o governador exonerou o diretor-presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Rudi Fiorese, após ele ser preso na Operação Buraco Sem Fim, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). A investigação apura fraudes e um suposto esquema de desvio de dinheiro público de cerca de R$ 113 milhões em contratos de tapa-buracos.
Durante a disputa ao governo em 2022, esteve envolvido em embates e trocas de acusações com adversários como Capitão Contar, além de menções a denúncias e mensagens apuradas pela imprensa sobre supostas manobras políticas contra o então rival Marquinhos Trad.
Embora tenha apoiado Jair Bolsonaro no segundo turno de 2022, Riedel já rejeitou o rótulo de "bolsonarista raiz" em entrevistas, mantendo uma base de apoio ampla. Ele também afirmou apoiar Flávio à presidência neste ano.
O Brasilianista também está no Instagram

