A pesquisa feita pelo Real Time Big Data no Distrito Federal (DF) para o governo local e a Presidência da República mostrou a existência de um choque geracional na opção por candidato.
Quem tem entre 16 e 59 anos prefere Celina Leão como governadora distrital e Flávio Bolsonaro no Palácio do Planalto em 2027, enquanto a maioria das pessoas com 60 anos ou mais vota em José Roberto Arruda e Lula.
Para o governo distrital, 33% dos eleitores de 16 a 34 anos afirmaram que votarão em Celina Leão e Flávio Bolsonaro. Entre os eleitores de 35 a 59 anos, 37% votam em Celina e 39% em Flávio.
Já 38% das pessoas com 60 anos ou mais têm José Roberto Arruda como candidato ao governo do DF e 45% afirmam que votarão em Lula.
Dados divulgados pelo IBGE em julho de 2025 mostraram que os idosos representam 13% da população do DF e superam o número de crianças em alguns bairros da capital federal, como o Plano Piloto (área similar a um avião), Cruzeiro, e Sudoeste.
Apesar de valioso, o grupo de pessoas com 60 anos ou mais traz consigo dois problemas para os candidatos. Um deles é que nem todos votarão, seja por cancelamento de título, ou por terem a segunda maior taxa de abstenção e de votos nulos tanto na disputa nacional quanto na local.
Segundo o RealTime Big Data, 8% dos idosos vão anular o voto para governador e outros 9% não definiram em que votarão. Nas mesmas duas categorias, os percentuais entre jovens de 16 a 34 anos são de 9% e 11%, respectivamente. Entre quem tem de 35 a 59 anos, os resultados foram de 4% e 5%, respectivamente.
Na disputa presidencial, 2% dos idosos pretendem anular o voto e outros 3% dizem que ainda não sabem em quem votarão. Daqueles que têm entre 16 e 34 anos, os percentuais são de 9% e 13%, respectivamente. Dentre quem tem 35 a 59 anos, os resultados são 2% e 3%.
Abstenção e indefinição
Pulverizados e registrados em pesquisas estimuladas, que são aquelas em que uma lista de nomes é apresentada ao entrevistado, os índices de anulação de voto e indefinição quanto ao candidato parecem tímidos.
Porém, essas categorias aumentam consideravelmente quando as pessoas apenas são perguntadas sobre seu voto para governador ou presidente.
A pesquisa espontânea mostrou que 55% dos eleitores do Distrito Federal ainda não sabem em quem votarão para governador e que 36% ainda estão pensando em qual presidenciável escolher em outubro deste ano.
Celina Leão e José Roberto Arruda são os candidatos ao governo de 15% e 8% da população do DF que respondeu à pesquisa espontânea, enquanto Lula e Flávio Bolsonaro registraram a preferência de 24% e 21% dos eleitores da capital federal no mesmo modelo de questionamento.
Acesse a íntegra da pesquisa para o governo do DF aqui e aqui o levantamento para presidente da República.

