O Professor Pós-Doutor José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, lança sua biografia, “O sol brilhou à noite”, no dia 19 de março em um evento em São Paulo. Ele é um dos principais nomes do movimento negro no setor educacional brasileiro.
A obra, escrita pelo jornalista Ricardo Viveiros registra a trajetória de um dos mais relevantes intelectuais e líderes do Brasil contemporâneo, cuja atuação foi decisiva para a ampliação do acesso da população negra ao ensino superior, para o fortalecimento do debate sobre equidade racial e para a construção de novas referências de liderança no país.
O lançamento marca um momento histórico de celebração da memória, da resistência e da produção intelectual negra brasileira, reunindo educação, cultura e compromisso com o futuro.
O evento será realizado no dia 19 de março de 2026, às 19h, na Galeria Magalu, localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo, SP.
Quem é o professor José Vicente?
De acordo com a Revista Ensino Superior, José Vicente é advogado, doutor em educação pela Unimep, mestre em administração pela Metodista de Piracicaba e mestre em direito pela Escola Paulista de Direito, além de ter feito outros cursos de especialização nos Estados Unidos e na Itália.
Nascido em Marília, no interior de São Paulo, ele ajudou a fundar a Universidade Zumbi dos Palmares em 2003, da qual é reitor atualmente, e também apresenta o programa Negros em Foco, da TV Cultura.
O que é a Universidade Zumbi dos Palmares?
A instituição de ensino não possui fins lucrativos e é focada na inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior. De acordo com o site da própria universidade, seu compromisso principal é criar um ambiente propício para debater a diversidade social, tanto local quanto globalmente.
Um dos principais reconhecimentos da universidade é seu pioneirismo na América Latina por sua dedicação à inclusão de pessoas negras no ensino superior.
Em declaração à Revista Raça no ano passado, o reitor afirmou que há na universidade 70% de jovens negros e 30% de jovens brancos. “Aqui, o negro e o branco estão na mesma sala, no mesmo corredor, no mesmo time de basquete. As nossas portas estão abertas para todos”, disse.
Ela garante um espaço de discussões que abrange desde temas acadêmicos até manifestações culturais, todos permeados pela questão étnico-racial.
Os cursos atualmente oferecidos pela Universidade Zumbi dos Palmares são:
- Administração
- Direito
- Pedagogia
- Publicidade e Propaganda
- Tecnologia em Recursos Humanos
- Tecnologia em Gestão da Segurança da Informação
- Tecnologia em Gestão de Segurança Privada
- Enfermagem
Já para Pós-Graduação, a instituição oferece os seguintes cursos:
- Pós-Graduação em Direito Antidiscriminatório
- Pós-Graduação em Gestão da Diversidade Racial Corporativa
- Pós-Graduação em Letramento Racial
Os cursos oferecidos preparam os profissionais para assumir posições destacadas em empresas, organizações públicas ou privadas, incentivando também o empreendedorismo e a inovação social. Além disso, a instituição busca não apenas consolidar o acesso de negros ao ensino superior, mas também promover o desenvolvimento cultural, social, econômico e político desses grupos.

