Na última segunda-feira (10), a empresa Braskem fechou um acordo com o estado de Alagoas, sobre um evento geológico ocorrido no Estado. As informações são do Valor.
O acordo prevê o pagamento de R$ 1,2 bilhão ao longo de dez anos, até o momento, já foram quitados R$ 139 milhões. Segundo a Agência Brasil, a negociação é referente às indenizações sobre o desmoronamento do solo em bairros de Maceió, em Alagoas, que ocorreu após a extração de sal-gema executada pela Braskem.
Em entrevista para o Valor, a Braskem comemorou a negociação: “A celebração do acordo representa um significativo e importante avanço para a companhia em relação aos impactos decorrentes do evento geológico em Alagoas. A Braskem manterá o mercado informado sobre desdobramentos materiais sobre o tema, em cumprimento com as legislações aplicáveis.”
Conforme a Agência Brasil, a companhia afirma que o acordo prevê a compensação, indenização e ressarcimento ao Estado para garantir a “reparação completa de quaisquer danos patrimoniais ou extrapatrimoniais.”
Além disso, também retira a ação do governo do estado contra a Braskem.
O acidente
Segundo informações da Agência Brasil, o acidente geológico em Maceió, causado pela exploração de sal-gema, provocou afundamento em diversos bairros e comprometeu milhares de imóveis, afetando mais de 60 mil moradores.
Em novembro de 2023, a prefeitura declarou estado de emergência devido ao risco de colapso em uma das minas.

