O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcou nesta terça-feira para compromissos oficiais na Indonésia e na Malásia, deixando o anúncio do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para depois da viagem. As informações são do g1.
A viagem adia a indicação do presidente para o substituto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que encerrou suas atividades na última sexta-feira (18), com sua aposentadoria.
Segundo o g1, Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação e Rui Costa, ministro da Casa Civil, confirmaram que Lula adiou o anúncio de Jorge Messias como ministro do STF, para depois da sua viagem à Ásia.
O g1 confirmou que a TV Globo apurou sobre um encontro que teria acontece na noite desta segunda-feira (20), entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) – que preferiu não comentar sobre o encontro dos dois para jornalistas.
Entretanto, o adiamento do nome aconteceu pois o presidente resolveu conversar com outros senadores e candidatos à vaga antes de anunciar o nome de Jorge Messias.
Até então, o que se sabia era que o favorito para assumir o cargo era o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Entretanto, o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem o apoio de Alcolumbre, presidente do Senado, também estaria na lista.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sugeriu ao presidente Lula que conversasse com Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas, também candidatos à vaga no STF, explicando os motivos de sua decisão, só depois disso, formalizasse a indicação.
Segundo Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, o presidente do Senado insistiu para Lula sobre a indicação do senador Rodrigo Pacheco como substituto de Luís Roberto Barroso.
Jaques e Lula se encontraram na manhã desta terça, antes do líder brasileiro embarcar para a Ásia. O presidente contou para o líder do governo, detalhes da reunião com Alcolumbre.
Jaques afirmou que o presidente da República tem “convicção firmada” sobre a escolha de Jorge Messias para o cargo no STF. “”Eu que agendei a conversa. Era o que eu esperava: ele [Alcolumbre] foi defender o nome do Pacheco. Se o presidente disse se já escolheu ou não escolheu, eu não sei. Não gosto de me precipitar. Acho que ele [Lula] está com a convicção firmada.”

