O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que pode tentar a reeleição em 2026. Ele foi questionado sobre o desempenho positivo de seu Governo em pesquisas de opinião e indicou que, se mantiver o “vigor que está hoje”, poderá ser candidato.
De acordo com o G1, a declaração foi feita em entrevista a uma rádio na Bahia nesta quinta-feira (09). O presidente acredita que seus potenciais adversários na disputa presidencial devem estar mais preocupados. Isso porque, em sua avaliação, “vai ser difícil derrotar a gente numa eleição”.
Cenários de 2026
A intenção do presidente é sustentada pelos resultados de um levantamento do Instituto Quaest, divulgado no mesmo dia. A pesquisa indica que Lula permanece na liderança em todos os cenários simulados para o primeiro e o segundo turno da eleição de 2026.
As simulações de segundo turno colocam Lula à frente de diversos nomes, como Ciro Gomes (PDT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL). O petista também lidera contra governadores como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSD), além de Eduardo Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.
Popularidade e aprovação
O presidente, que fará 80 anos neste mês, tem insistido que só buscará um quarto mandato caso suas condições de saúde o permitam. Ele afirma que seu estado atual é favorável para uma nova disputa.
Um levantamento da Quaest entrevistou cerca de 2 mil pessoas sobre uma nova candidatura. A maioria, 56%, acha que ele não deveria concorrer à reeleição, enquanto 42% aprovam a possibilidade. No cenário de segundo turno com Tarcísio de Freitas, Lula venceria por 45% a 33%. Contra Michelle Bolsonaro, a vantagem seria de 46% a 34%.
No dia anterior, a Quaest já havia divulgado uma pesquisa sobre a aprovação do Governo. O Governo Lula é aprovado por 49% e desaprovado por 48% dos brasileiros. É a primeira vez neste ano que há um empate, dentro da margem de erro, na avaliação do Governo.
Desafios aos concorrentes e confiança do Governo
Ainda, Lula também desafiou os governadores que são pré-candidatos. Ele sugeriu que eles demonstrem aos eleitores o que fizeram em seus estados. Para o presidente, o Governo Federal, por sua vez, tem “muito para mostrar ao povo brasileiro”.

