Temas que serão destaque em 2017


Dezembro trouxe uma importante vitória para o governo de Michel Temer. A aprovação da PEC do Teto dos Gastos sinaliza a consolidação da base aliada do governo e apoio ao seu projeto de reformas. Veja quais serão os outros grandes temas na política em 2017.

Reforma da Previdência

Depois da PEC dos Gastos o próximo desafio será aprovar a Reforma da Previdência. O projeto é muito mais polêmico e indigesto, pois afeta mais clara e diretamente a população. A tramitação deverá ser mais longa do que a da PEC dos Gastos e a emenda pode ser aprovada até o fim do primeiro semestre de 2017. Resta acompanhar como se darão as discussões no Congresso e quais as modificações que serão feitas no texto enviado pelo governo. Veja a entrevista do secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, para o programa Roda Viva, sobre a reforma e a articulação com o Legislativo:

Medidas econômicas

Nos últimos dias o presidente Temer dissipou pessoalmente rumores sobre a substituição do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. No entanto, os desafios para superar a crise econômica, o alto desemprego e a fuga de investimentos, continuam. Emergencialmente o governo promete lançar um pequeno pacote de medidas para estimular a retomada do crescimento da economia. Veja uma entrevista de Meirelles, à TV NBR, sobre os próximos passos e desafios do governo no campo econômico:

Eleições 2018

Com o resultado das eleições municipais começa a corrida presidencial para 2018. Mesmo sem a definição dos candidatos é possível perceber a influência do último pleito nas simulações. Em pesquisa do Datafolha, realizada em 7 e 8 de dezembro, o PT, mesmo com a derrota em outubro, lidera o primeiro turno caso o candidato seja o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como reflexo da reação contrária à politica tradicional, Marina Silva (REDE) surge em segundo lugar no 1o turno e vence em todas as disputas simuladas para o segundo turno. O PSDB tem 11% das intenções de voto com Aécio Neves. No entanto, chega em terceiro em todas as simulações do primeiro turno, seja com Geraldo Alckmin ou José Serra como candidatos. É cedo para definir como será a disputa mas a corrida já começou.

Novas lideranças políticas

Em 2017 não há eleições, no entanto será um ano de consolidação das lideranças políticas que ditarão o tom das eleições presidenciais e o ritmo das reformas de Temer. No primeiro semestre grandes partidos como PSDB, PMDB e PT elegerão os novos presidentes das legendas. Serra já declarou apoio à permanência de Aécio Neves na presidência tucana e coloca Alckmin em estado de atenção. Rui Falcão, atual presidente do PT já anunciou que antecipará a escolha do seu substituto. A reformulação é urgente e necessária após a histórica derrota nas eleições.

Além disso haverá eleição para as presidências do Senado e da Câmara. O cenário político atual enfrenta um acúmulo de pautas e uma torrente de denúncias da Lava-Jato e demais investigações do MPF. Tudo potencializa as discussões acerca da sucessão nas duas Casas e o Planalto buscando não interferir para garantir a articulação das reformas. Rodrigo Maia (DEM-RJ) quer ser reconduzido à presidência da Câmara, que assumiu com o afastamento de Eduardo Cunha. A reeleição não é prevista no estatuto e Maia pretende levar à questão à CCJ. Renan Calheiros está privilegiando a agenda do governo e disse que a sua sucessão será discutida apenas em janeiro.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais