Novo comando no Democratas


O Democratas se reúne, em fevereiro, para definir o líder da bancada da Câmara, em substituição a Pauderney Avelino (AM). Disputam a vaga Alberto Fraga (DF), Carlos Meles (MG), Efraim Filho (PB), Jorge Mudalen (SP) e José Carlos Aleluia (BA). Ex-presidente da CPI dos Fundos de Pensão, Efraim leva ligeira vantagem na corrida pelo comando do partido na Câmara.

Combate à seca

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, anuncia, nesta terça-feira (27), em Maceió (AL), investimentos do governo federal em ações para redução dos efeitos da seca e acesso de água. O investimento contemplará 15 estados e 832 municípios.

FGTS para plano de saúde

No Senado, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) discutirá o projeto de lei (PLS 376/2016) do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que permite o trabalhador a movimentar sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para arcar com o custeio ou o ressarcimento de despesas com plano de saúde. Caiado, ao justificar a proposta, ressalta o fato de mais de um milhão de brasileiros terem cancelado seus planos privados no último ano.

Isenção para vacina contra dengue

Está em discussão na Câmara, em caráter conclusivo, o projeto de lei (PL 5908/16) que isenta vacinas contra dengue da cobrança de Imposto sobre Importação (II) e Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) calcula que a “Dengvaxia”, primeira vacina contra dengue disponível no País, custa entre R$ 132,76 e R$ 138,53 para distribuidores, clínicas e hospitais, variando conforme o ICMS adotado em cada estado. O produto é oferecido apenas em clínicas e hospitais particulares, não há previsão para fornecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Retenção de documento de devedor

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei (6261/16), de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), veta a retenção de documento para impedir a locomoção de devedor executado judicialmente, como passaporte ou carteira de motorista. A proposta tramita em caráter conclusivo. O autor do projeto menciona, no texto, o caso de uma juíza que, em agosto, determinou a retenção de carteira de motorista, passaporte e cartões de crédito de um empresário que deve a uma empresa de veículos. Segundo a magistrada, se o réu consegue viajar ao exterior, manter um carro e realizar compras no cartão de crédito, ele tem condições de quitar o débito. Para o deputado, a medida é uma forma de coação do devedor.

Renovação da frota policial

Um projeto de lei (PL 5866/16) em debate na Câmara visa a renovação da frota de viaturas das polícias e dos bombeiros a cada três anos. De autoria do deputado Cabo Sabino (PR-CE), o texto determina que, após esse período, as viaturas devem ser descaracterizadas e levadas a leilão. Os recursos arrecadados serão usados na compra de novas viaturas. Na opinião do deputado, a proposta atende reivindicação de entidades de segurança pública do estado do Ceará e de entidades nacionais de policiais e bombeiros militares.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais