Bola fora do PMDB


Foi desastroso o acordo entre petistas e peemedebistas durante a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em uma manobra que acabou preservando os direitos políticos dela. Deputados criticaram a dobradinha entre PT e PMDB.

“Todos sabem que havia uma relação entre PT e PMDB. Eles estavam juntos na mesma chapa e o partido ocupava vários ministérios. Não vejo novidade”, afirma o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE).

Ontem (27), a Folha de S. Paulo revelou detalhes da negociata. Na ocasião do impeachment, senadores peemedebistas votaram favoráveis à manobra que preservou os direitos políticos de Dilma. Em troca, os petistas se comprometeram a votar em Eunício Oliveira (PMDB-CE) para presidente do Senado, na eleição de fevereiro de 2017.

“O PT, aprendiz de feiticeiro, continua mau jogador na política: barganha elegibilidade de quem já se declarou ‘carta fora do baralho’ (Dilma) em troca de apoio a quem denuncia ter lhe ‘roubado no carteado’ (PMDB/Eunício)”, acusa o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

Dia Nacional do Psicólogo

O presidente Michel Temer sancionou, na segunda-feira (26), a lei (13.407/2016) que definiu 27 de agosto como Dia Nacional do Psicólogo. Relatora da proposta Comissão de Educação, a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) acredita que a data proporcionará reconhecimento à profissão e “permitirá à sociedade conhecer o trabalho dos milhares de profissionais que representam a categoria”.

O autor da proposta, o deputado Jorge Silva (PHS-ES), explica que a escolha da data se deve ao fato de que a profissão de psicólogo foi regulamentada em 27 de agosto de 1962.

Incentivo à agricultura familiar

Um projeto de lei (PLC 63/2016), em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, incentiva a comercialização de polpa e de suco de frutas pelo setor de agricultura familiar. De autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), o projeto tem o objetivo de simplificar os canais de comercialização da produção de polpa e suco de frutas em regime familiar.

Ensino de primeiros socorros

A inclusão do ensino de primeiros socorros no currículo dos alunos de educação infantil e dos ensinos fundamental e médio é o que prevê um projeto de lei (PL 2822/15) do deputado Major Olimpio (SD-SP), em tramitação na Câmara.

A proposta define que os conteúdos abordarão parte teórica e prática, como treinamento para desobstrução de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar, identificação de situações de emergências e números de telefone dos serviços públicos de atendimento de emergência.

Desempate no Carf

Ainda na Câmara, um projeto de lei (PL 6064/16) do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) extingue o voto de minerva do presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) nas decisões sobre processos fiscais.

Havendo empate, segundo a proposta, prevalecerá a interpretação mais favorável ao contribuinte. Hoje, o cidadão que se sentir lesado pela cobrança de um tributo pode entrar com ação para tentar obter o crédito. A decisão, se favorável ao postulante, pode impedir que a dívida seja cobrada judicialmente.

Royalties da mineração à educação e à saúde

Um projeto de Lei do Senado (PLS 254/2013), na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), destina para educação e saúde metade dos recursos arrecadados da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), conhecida como royalty da mineração – um tributo pago pelas mineradoras como forma de compensação pelo aproveitamento econômico dos recursos minerais.

A contribuição é distribuída numa proporção de 65% para o município onde ocorre a extração, 23% para o estado de origem da extração, e 12% para a União, para investir em pesquisa e proteção ambiental. Conforme o substitutivo da relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), 50% dos valores arrecadados com a compensação serão acrescidos aos mínimos constitucionais já determinados para saúde e educação, sendo 37,5% para a educação pública e 12,5% para saúde pública.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais