Renan está obcecado


Impressionam as articulações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), contra o governo Michel Temer. Na nova investida, Renan busca melar a candidatura de Eunício Oliveira (PMDB-CE), favorito para substituí-lo em fevereiro. Renan tenta convencer a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) a disputar a eleição contra Eunício. Por tradição, a maior bancada tem a prerrogativa de indicar o presidente do Senado. A vaga, portanto, ficará com o PMDB, que tem 20 parlamentares. Dividindo o partido, Renan acredita que minguará a candidatura de Eunício, apoiado pelo Palácio do Planalto. Ontem (21), Eunício disparou mensagens para senadores desmentindo que a família o pressiona a desistir da disputa pela presidência do Senado.

Suspensão da moratória dos estados

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) criticou a aprovação, na Câmara, do projeto de renegociação das dívidas dos estados sem as contrapartidas que tinham sido acertadas. Ele vai defender a suspensão imediata das negociações das dívidas das unidades da Federação com o governo federal. “É imoral o que fez a maioria dos deputados federais, deixando uma conta que chega à casa dos R$ 100 bilhões para ser paga pelo contribuinte”, disse. “A ficha não caiu para essa turma que está de brincadeira com o dinheiro do contribuinte. Querem ajuda, mas querem continuar gastando o dinheiro do povo sem qualquer cerimônia.”

Veto a torcedor violento

Na Câmara, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou projeto de lei que veta a entrada em eventos esportivos de torcedor que promover tumulto, praticar violência ou invadir área restrita. A pena vale ainda para delitos ocorridos num raio de cinco quilômetros da partida. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Carlos Gaguim (PTN-TO) ao projeto de lei (PL 1587 /15) do deputado Major Olímpio (SD-SP) que extingue as torcidas organizadas existentes, que, no geral, são os maiores foco de violência. Segundo Gaguim, a proposta original fere o direito constitucional à liberdade de associação. Da forma como estava, a proposta atingiria torcidas organizadas pacíficas por uma restrição indiscriminada.

Teto de gastos em campanhas eleitorais

Um projeto de lei (PL 6270/16), em análise na Câmara, redefine as regras sobre o teto de gastos em campanhas eleitorais. A proposta define que o teto de gastos passará a ser, para eleições de presidente, governador e prefeito, a média dos gastos declarados no pleito anterior, para cada cargo específico, na circunscrição eleitoral em que houve apenas um turno. Onde houver dois turnos, o teto será de 70% da média dos gastos declarados para o cargo. Para o Legislativo, o limite de gastos será usado como parâmetro a média dos gastos dos candidatos eleitos para o cargo na eleição anterior.

Anistia às teles

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamacchia, pede o veto ao projeto, aprovado pelo Congresso, que perdoa multas para as empresas de telefonia e permite a não devolução ao Estado da infraestrutura usada para o serviço. Segundo Lamacchia, não é possível abrir mão de valores que, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), pode chegar à ordem de R$ 100 bilhões. O montante seria a soma das multas e da estimativa de valor dos ativos usados e administrados pelas teles desde a concessão do serviço e que, agora, podem acabar ficando com elas em caráter definitivo.

Contra motorista imprudente

Tramita no Senado Federal um projeto de lei (PLC 70/2016) que determina a exibição de número de telefone, em veículo de transporte coletivo, para que a população denuncie irregularidades cometidas pelo motorista. A proposta está em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A forma como o número do telefone deve ser divulgada, entretanto, deverá ser especificada pela autoridade competente. Determina-se no projeto apenas que a divulgação seja de forma ostensiva.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais