Futuro dos jogos de azar é incerto


O projeto de lei que legaliza a exploração de jogos de azar no Brasil (PL 442/91) deverá voltar com força à pauta da Câmara no primeiro semestre de 2017. Em meio à crise financeira, o governo acredita que a proposta aumentará a arrecadação de recursos.

Mas a efetiva regulamentação da modalidade é incerta, segundo o vice-líder do governo na Câmara, deputado Carlos Marun (PMDB-MS). “Existe considerável oposição. Acho que o assunto será resolvido em 2017, mas o resultado pode não ser o esperado”, avalia.

No Senado, ainda neste mês de dezembro, um outro projeto com o mesmo objetivo (PLS 186/2014) chegou próximo de ser votado pelo Plenário, mas também sofreu resistência de opositores à ideia. O principal combatente da matéria, o senador Magno Malta (PR-ES), conseguiu retirar da pauta para que fosse melhor examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ.

Registro do início do pousio

Na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, foi aprovado substitutivo do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) ao projeto de lei (PL 4652/16) do deputado Cleber Verde (PRB-MA) que exige o registro, por parte do proprietário ou posseiro rural, da data de início do pousio no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Trata-se da prática de “descansar” o solo das atividades agrícolas, como forma de devolver a vitalidade da terra e evitar queda na produtividade. A lei em vigência estabelece que esse período seja de, no máximo, cinco anos. No entanto, não obriga que a interrupção do plantio seja registrada por órgãos responsáveis pela fiscalização do uso do solo.

Danilo visita campus da UFC

Atendendo a convite da reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o deputado federal Danilo Forte (PSB-CE) visitou o município de Russas, no Vale do Jaguaribe, para acompanhar as instalações da unidade em expansão naquela cidade.

Ele foi recebido pelo vice-reitor, professor Custódio Almeida, pelo prefeito Webber Araújo e o vice, Magela Estácio, o diretor do polo, Lindemberg Gonçalves, e gestores de municípios vizinhos. A visita ocorre depois que o parlamentar conseguiu destinar através de diálogos com a bancada na Câmara dos Deputados recursos na ordem de 31 milhões de reais para atender os projetos da UFC em Itapajé, Russas e Crateús.

Em sua fala, o deputado federal Danilo Forte ressaltou que pretende seguir colaborando e trabalhando para que a UFC chegue ao objetivo de crescer e atender maior número de alunos e qualifique os cearenses para ocuparem os espaços no mercado de trabalho.

Heróis da pátria

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresentou projeto de lei (PLS 29/2016) que visa incluir o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Na avaliação de Anastasia, JK é um dos principais nomes da democracia brasileira.

O Livro dos Heróis da Pátria, composto por páginas de aço, foi inaugurado em 1989 e está guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Alberto Santos Dumont e Chico Mendes.

Regras para fabricação de fogos de artifício

Um projeto de lei (PLS 497/2013) do ex-senador Cyro Miranda (GO), em discussão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, estabelece regras para a fabricação, o comércio e o uso de fogos de artifício, nacionais e importados, em todo o território nacional.

O texto prevê punições para o mau uso e determina a instalação de fábricas somente em áreas rurais. A proposta já foi aprovada nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e na de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Ele destaca que o uso de fogos de artifício nas festas de Ano Novo é tradição, mas o manuseio deles exige cuidados.

“A respeito dos acidentes com fogos de artifício, a grande maioria deles ocorre em razão de vício de qualidade do artefato fabricado em desacordo com o regulamento técnico específico ou por mau uso decorrente da inobservância às instruções fornecidas pelo fabricante”, afirma.

Vínculo socioafetivo

Ainda na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), projeto de lei (PLS 419/16) do senador Lasier Martins (PDT-RS) determina que vínculos de afeto com filhos de criação ou enteados não se configuram em responsabilização jurídica, exceto se houver manifestação expressa dessa intenção.

A proposta estabelece: “Não autorizará a formação do vínculo de filiação socioafetiva o fato de uma pessoa, por motivos nobres ou afetivos, cuidar de outra tratando-a como se fosse filha, se inexistir intenção expressa e inequívoca de imprimir efeitos jurídicos de filiação a essa relação mediante declaração em instrumento particular com firma reconhecida por autenticidade, em instrumento público ou em testamento”.

A filiação socioafetiva somente ocorrerá com o consentimento dos pais biológicos ou adotivos ou a pedido do filho dessas famílias recompostas quando ele se tornar capaz.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais