Reeleição de Maia pode parar no STF


A Constituição é clara ao proibir a reeleição de presidentes da Câmara e do Senado na mesma legislatura. Por essa razão o então presidente da Câmara em 2004, João Paulo Cunha (PT-SP), não conseguiu aprovar uma emenda que lhe permitisse concorrer novamente para o biênio 2005-2006. Foi um processo mal conduzido que acabou resultando na eleição de Severino Cavalcanti e revelando o escândalo do mensalão.

A tese em favor de Rodrigo Maia é que como ele não foi eleito para um mandato de dois anos, e sim para um mandato-tampão (foi escolhido em julho em substituição a Eduardo Cunha, cassado), poderia tentar a reeleição em fevereiro do próximo ano. Há um parecer de 2008 do hoje ministro do Supremo Tribunal Federal Roberto Barroso com esse entendimento.

Na semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a afirmar que o parecer de Barroso é “absolutamente defensável” e “irretocável”. No PSDB, há simpatia pela ideia, mas as negociações prosseguem.

Deverá ser apresentada uma consulta sobre o tema em dezembro à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, formada por maioria governista e com pareceres jurídicos já favoráveis. Espera-se que a CCJ dê sinal verde.

Não se pode, contudo, descartar que partidos de oposição e até mesmo da base aliada levem o assunto ao Supremo Tribunal Federal, que poderia ser apresentado logo após a manifestação da CCJ da Câmara. Como o STF entra em recesso e volta ao trabalho apenas em fevereiro, a decisão nessa Corte pode ser tomada depois da eventual reeleição de Maia.

Para Michel Temer, a recondução de Rodrigo Maia ao cargo é positiva por alguns motivos: 1. Reforça os laços entre PMDB, PSDB e DEM; 2. Evita uma disputa na base aliada; 3. Mantém no cargo um aliado que vem apresentando bons resultados na condução de votações importantes para o governo.

O Planalto, porém, tem que conduzir o processo com cautela. Interferir de forma ostensiva em favor de Rodrigo Maia pode ter impacto negativo entre os aliados.

Vale esclarecer que a tese que beneficia Maia não atingiria Renan, eleito para um mandato de dois anos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais