Clipping: Lava Jato – Cabral, ex-governador do Rio, é preso


Forças-tarefa da Lava Jato no Rio e em Curitiba deflagraram a Operação Calicute que levou à prisão do ex-governador Sérgio Cabral, Hudson Braga, ex-secretario de obras e braço direito do atual governador, Luiz Fernando Pezão, e Wilson Carlos, que coordenou a campanha de Cabral e é ex-secretário de Governo. A esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, foi alvo de condução coercitiva. A investigação apura desvios de mais de R$220 milhões de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do Estado. O Rio de Janeiro passa por uma crise fiscal e teve R$170 milhões bloqueados pela união. Os mandados foram expedidos pelos juízes Sergio Moro, de Curitiba, e Marcelo Bretas, do Rio. (Folha)

Renan marca votação de lei de abuso de autoridade

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, negociou com os líderes da Casa e conseguiu a antecipação do projeto que modifica a lei de abuso de autoridade. A Proposta será votada diretamente em plenário no dia 6 de dezembro. Havia dúvidas se a matéria passaria pela comissão especial, a maioria dos senadores do colegiado é contrária ao texto proposto. O projeto é de 2009 e foi desengavetado como reação à ação de busca e apreensão no Senado. Entidades ligadas ao Judiciário e ao Ministério Público acreditam que o projeto é uma ameaça à Operação Lava Jato, que tem o presidente do Senado como um dos investigados.

“Eu não acredito que ninguém em nenhum debate venha para o Congresso defender abuso de autoridade. A democracia é incompatível com abuso de autoridade”, afirmou o presidente do Senado, que defende a legalidade da proposta. Roberto Requião (PMDB-PR) foi confirmado como relator da proposta. O senador é um dos poucos que defende abertamente o projeto. (Estadão)

Jucá é o novo líder do governo no Congresso

Foi publicada no DOU a nomeação do senador Romero Jucá (PMDB-RR) como substituto de Rose de Freitas (PMDB-ES) na liderança do governo no Congresso. Com isso o palácio do Planalto deseja reforçar o trabalho de articulação da PEC do teto e da reforma previdenciária. Embora um cargo um pouco desprestigiado, Temer pensa em deixar Jucá encarregado de cuidar das medidas provisórias do governo e da distribuição de relatorias de projetos. (O Globo)

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais