Recall à brasileira


Para saber mais sobre a crise política, leia:
FOGUEIRA POLÍTICA EM BRASÍLIA – Murillo de Aragão
TIROTEIO FINAL – André Gustavo
NÃO HÁ FAVORITOS PARA 2018 – Carlos Bellini

Compartilhe pelo Whatsapp: http://bit.ly/2sgSVC1

 

O cenário vivido na política brasileira tem dado inspiração a diversas ideias para a solução de crises institucionais. A possibilidade de substituição do presidente da República é uma discussão latente nesse momento, não só no meio político, mas também na sociedade.

Nesse contexto, o Senado analisa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa instituir o mecanismo do recall presidencial. Trata-se da possibilidade de destituir o presidente da República mediante solicitação popular. Embora seja previsto na legislação de outros países, não é muito comum ser utilizado na figura presidencial.

A PEC nº 21 de 2015, aprovada na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça, prevê que 10% dos eleitores que compareceram ao último pleito, distribuídos em pelo menos 14 estados, com pelo menos 5% em cada um deles, possam propor ao Congresso Nacional a revogação do mandato presidencial.

Satisfeito o requisito formal de iniciativa da propositura, a Câmara e o Senado terão que aprovar a solicitação por maioria absoluta em cada Casa (257 deputados e 41 senadores). Após a aprovação, a decisão ainda teria que ser ratificada por referendo popular. Ainda de acordo com o texto, proíbe-se a proposta de revogação durante o primeiro e o último ano de governo e a apreciação de mais de uma proposta de revogação por mandato.

A proposta constitui um instrumento de aperfeiçoamento democrático que aprofunda o princípio da soberania popular. Diferentemente do impeachment, que concentra muito poder nas mãos dos parlamentares, o recall, na forma proposta, alça o povo à condição de protagonista do processo ao lhe atribuir tanto a prerrogativa da iniciativa quanto a palavra final sobre a medida solicitada.

Um outro diferencial é que o impeachment constitui uma medida extrema, no qual se imputa ao presidente um crime de responsabilidade que não só enseja a destituição do cargo, como também a perda dos direitos políticos por oito anos a partir do fim do mandato para o qual foi eleito. Dessa forma, pode funcionar como um banimento da vida pública. Já no caso do recall, o governante perde o mandato preservando o direito à atividade política, não havendo impedimento legal para se candidatar novamente ou assumir cargo público na sequência.

Por conferir um aspecto de maior legitimidade popular, a eventual inclusão do recall no ordenamento jurídico tende a ganhar a preferência da opinião pública. As recentes experiências dos dois impeachments presidenciais no Brasil com apoio da sociedade estimulam ainda mais a utilização de expedientes revogatórios desse tipo. Sendo assim, uma possível banalização do recall representaria um perigo.

A (necessária) rigidez dos procedimentos e as dificuldades operacionais demandam um espaço considerável de tempo para sua consecução, o que pode levar o país a um quadro de instabilidade enquanto perdurar o processo.

A coleta de um número elevado de assinaturas (superior a 10 milhões) juntamente com a conferência e validação por si só já são obstáculos complexos. Atualmente não há logística para tal. Basta lembrar que os projetos de iniciativa popular apresentados à Câmara dos Deputados, que requerem uma quantidade bem menor de apoios (1% do eleitorado) até então nunca tiveram a devida certificação de autenticidade das assinaturas. Recentemente, a Câmara realizou apenas a contagem das assinaturas do projeto do Ministério Público Federal, conhecido como “10 medidas contra a corrupção”, mas não atestou serem todas autênticas.

O processo de deliberação legislativa é outra etapa morosa e que depende de uma regulamentação interna. A seguir o princípio dos processos que norteiam a análise de denúncias por crimes de responsabilidade ou comuns, a matéria deverá ser submetida a instrução prévia em comissões para só depois irem a votação em Plenário nas duas Casas.

E por fim a realização do referendo, que demanda um prazo antecedente de preparação e divulgação.

Durante todo esse período a grande preocupação do governo em questão deverá ser em derrotar a proposta revogatória, ficando o país mergulhado em incertezas e consequente crise política.

Portanto, a adoção do recall é uma ideia saudável à nossa democracia, mas de tormentosa implementação, dada a ausência de maior institucionalização para lidar com um processo dessa natureza.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais