Leitura obrigatória: PGR denuncia presidente Temer por corrupção passiva


Conforme esperado, o procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentou a denúncia contra o presidente Michel Temer. É a primeira vez na história do país que o Supremo Tribunal Federal pede autorização à Câmara para investigar o presidente por corrupção durante o exercício do mandato.

Corrupção Passiva

Na peça apresentada ao ministro do STF, Edson Fachin, Janot diz que Temer e Loures usaram de seus cargos para receber dinheiro em benefício próprio e pede a condenação dos dois por corrupção passiva. Veja o texto completo da denúncia.

Blindagem na CCJ

O Planalto aguardava a denúncia até amanhã e o presidente já havia se reunido com aliados e advogados para traçar a estratégia de defesa e buscar apoio para barrar a investigação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Alguns deputados com posição contrária à Temer já perderam suas cadeiras na CCJ na tentativa da base aliada de blindar o peemedebista.

Os advogados de Temer tentarão esvaziar a denúncia, que se baseia principalmente na gravação de Joesley Batista. No entanto, acredita-se que Janot apresentará outras denúncias contra Temer nos próximos dias. A Polícia Federal já apresentou laudo que não foram feitos cortes na gravação, diferente do que afirmou a defesa do presidente.

Temer tem pressa para resolver o assunto e busca apoio dos deputados sugerindo que a movimentação de Janot para perdoar os crimes de caixa 2 seja uma caça aos votos para autorização da investigação contra ele.

Com informações da Globo News, Estadão e Folha.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais