Apoio irrestrito ao governo


Apesar de aparente desgaste com o governo, o PSDB garante apoio irrestrito ao presidente Michel Temer. Ex-líder tucano na Câmara, o deputado Carlos Sampaio (SP) defendeu as três medidas anunciadas pelo governo para aquecer a economia: saque de contas inativas do FGTS, redução dos juros de cartões de crédito e prorrogação do programa de proteção ao emprego.

Segundo ele, Temer, mesmo adotando medidas impopulares, “está levando o Brasil no rumo da correção”. Sampaio destaca que o partido foi o maior fiador do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Derrubamos a Dilma e temos a obrigação de alicerçar e lastrear o presidente Michel Temer”, afirma.

Bombas brasileiras

O PPS quer banir a produção e comercialização em todo o território nacional das bombas cluster, armamento de guerra produzido no país e utilizado pelas Forças Armadas que tem vitimado milhares de civis nas últimas décadas em confrontos espalhados pelo mundo inteiro.

O último caso registrado foi no dia 06 de dezembro, no Iêmen, quando dois civis morreram e seis ficaram feridos, entre eles uma criança, segundo relatório divulgado pela Human Rights Watch. O armamento foi produzido por uma empresa brasileira.

Para banir a bomba, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), apresentou na Câmara o projeto de lei (PL 3228/2012) que proíbe a produção, importação, exportação, utilização, armazenamento e comercialização das bombas em todo o território nacional.

Taxação de refrigerantes

Tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o projeto de lei (PLS 430/2016) que taxa a venda e a importação de refrigerantes e bebidas açucaradas no País. De autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), a proposta cria a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre esses produtos.

Além disso, destinada a arrecadação da contribuição às despesas com serviços públicos de saúde. A alíquota será de 20%, cobrada na comercialização da produção ou na importação, para o mercado interno, dos refrigerantes e bebidas açucaradas. A Cide-Refrigerantes não incidirá na exportação dos produtos.

Contrato de experiência

Um projeto de lei (PLS 422/2016) do senador Cidinho Santos (PR-MT) reduz o prazo para trabalhadores que só cumpriram contrato de experiência, com duração de até 90 dias, recorram à Justiça do Trabalho em busca de direito.

A proposta passa de dois anos para um ano, a partir da extinção do contrato de experiência, o período de prescrição de tentativa de acionamento da Justiça. Nos contratos efetivos, o funcionário tem até dois anos para acionar a Justiça do Trabalho em busca de beneficio que considera ter sido sonegado nos últimos cinco anos do contrato.

Exame para identificação de diabetes

Um projeto de lei (PLS 380/2016) do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) determina a obrigatoriedade de exames para a identificação da diabetes para admissão e para o desligamento do trabalhador. A proposta, que aguarda indicação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), estabelece que o teste para diabetes seja realizado, conforme indicação médica, nos exames periódicos do trabalhador. Além disso, o poder público implementará políticas de prevenção e diagnóstico precoce da diabetes mellitus.

Prisão preventiva de militar

Está em discussão na Câmara o projeto de lei (5897/16) do deputado Cabo Sabino (PR-CE) que permite medidas alternativas à prisão aplicada em processos contra militares. As medidas cautelares (fiança, proibição de viajar, suspensão de função pública, entre outras) podem ser adotadas em investigações contra civis.

A regra passou a valer com a reforma do Código de Processo Penal (CPP – Decreto-lei 3.689/41) em 2011, mas não foi estendida aos militares. A ideia do texto é ampliar o direito aos casos de prisão preventiva de militares, ou seja, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

Proteção a compradores de imóveis

Um projeto de lei (PL 5882/16) do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) garante proteção ao cidadão de boa-fé na compra de imóveis. O objetivo, segundo o autor da proposta, é evitar que, na aquisição do imóvel, o comprador seja acusado de má-fé por participar do negócio, a fim de evitar que o bem seja tomado pela justiça em decorrência de pendências judiciais do antigo proprietário, o que configura fraude à execução fiscal.

De acordo com o texto, não se configura fraude à execução quando na matrícula do imóvel não tiverem registradas ou averbadas ações cujos resultados possam levar o proprietário à insolvência.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais