Murillo de Aragão na 11ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão


Murillo de Aragão, cientista político e presidente da Arko Advice, participou da 11ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão.

O evento foi dividido em dois painéis de discussão: o impacto das notícias falsas na democracia e o papel da imprensa na era pós-verdade e o resgate do jornalismo profissional. A pós-verdade foi o termo eleito pela Universidade de Oxford como a palavra do ano de 2016 e trata de acontecimentos em que boatos são tidos como realidade, sem necessitarem de comprovação. Durante os debates, os palestrantes destacaram que a evolução tecnológica e o surgimento das redes sociais potencializaram a propagação de rumores e concluíram que a institucionalização da atividade jornalística profissional é o caminho para combater os chamados “fake news”.

Acúmulo de informações é poder

Em sua participação Murillo de Aragão destacou que a disseminação de informações falsas sempre existiu, bem como a estreita relação entre poder e o controle das informações. Com a evolução das tecnologias da informação o impacto da notícias falsas se ampliou, como foi testemunhado na eleição de Trump e no plebiscito do Brexit. Destacou também que o volume de informação em poder de serviços de redes sociais como Facebook e Google é algo a ser tratado com seriedade. Em seguida, sugeriu que uma auto-regulação aumentaria a precisão de informações difundidas pela imprensa e pelos grandes servidores de redes sociais. Murillo de Aragão alertou também para o risco de que o resultado das próximas eleições no Brasil seja maculado pela disseminação de notícias falsas e disse que as instituições devem adaptar-se e estar preparadas para enfrentar os desafios da velocidade e influência das redes sociais.

Promovida pelo Instituto Palavra Aberta, a Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão teve apoio institucional da Câmara dos Deputados e do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS), além do suporte das entidades ABAP, ABERT, ANER, ANJ e Revista Imprensa.

Veja o vídeo completo do painel “Notícias Falsas: impactos e consequências na democracia”.

Com informações da Câmara dos Deputados e Estadão.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais