Leitura obrigatória: Lula pode não depor esta semana


Enquanto grupos pró-Lula e pró-Lava-Jato se dirigem à Curitiba, muita coisa ainda pode acontecer até o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro. O magistrado solicitou que grupos de apoio à lava jato evitassem ir à capital paranaense prevendo o enfrentamento com grupos de apoio ao ex-presidente. Já o PT, o MTST e outros grupos esperam reunir cerca de 30 mil pessoas no dia 10.

A pedido da prefeitura de Curitiba, uma juíza proibiu a montagem de acampamentos na cidade, estabelecendo uma multa diária para quem descumprisse a decisão. No entanto a Defensoria Pública pediu a suspensão da decisão por ferir o direito “a fim de evitar o constrangimento ilegal” e que “não sejam impedidos e nem multados nenhum cidadão que deseje ir, vir, permanecer e assim possa exercer a sua liberdade de expressão de pensamento nas ruas e praças da cidade de Curitiba possam o fazer, desde que de forma pacífica e organizada”.

No entanto, existe a possibilidade de o depoimento não acontecer, com o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Lula. Os advogados alegam que o prazo legal foi insuficiente para analisar as mais de 100 mil páginas de documentos da Petrobras, recebidos pela defesa em 28 de Abril, e pedem pelo menos 90 dias para poder analisar os mais de 5,42 Gb da supermídia. 

Mais cedo, Moro já havia negado o pedido da defesa de Lula de realizar uma filmagem própria do depoimento do dia 10, segundo o juiz a filmagem padrão já seria mais do que suficiente para o registro da defesa.

Reforma da previdência

Henrique Meirelles, ministro da fazenda, diz que o governo tem base no Congresso para a aprovação da reforma da Previdência, mas trabalha para assegurar uma margem que não dê espaço a “surpresas”. Segundo ele, mesmo após as mudanças feitas na comissão especial da Câmara, o texto da reforma ainda assegura o ajuste fiscal.

A expectativa é de que a reforma seja votada nos dias 24 ou 31 de maio. Além disso, e a despeito da resistência de parlamentares em votar pela aprovação da reforma, responsáveis pela articulação política do governo garantem que, quando a proposta for votada, ela terá ao menos 330 votos consolidados da base aliada, que tem cerca de 411 deputados.

Com informações da Folha, Estadão, Globo News e O Globo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais