Governo Temer além da Lava-Jato


Publicado no aplicativo da Revista Exame em 07/06/2016

A cada dia que passa, a temperatura aumenta em Brasília. Nesta terça-feira, o procurador-geral da República pediu a prisão de pesos-pesados do porte de Eduardo Cunha, José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá. A manchete de amanhã é imprevisível. O fato é que, passados 30 dias, o governo de Michel Temer coleciona acertos e uma série de erros evitáveis. Mas, para sorte do presidente interino, as tormentas que o afligem são constrangedoras, mas estão longe de serem fatais.

A grande questão é que novas turbulências políticas vão continuar ocorrendo. A horizontal e imprevisível Lava-Jato não permite que nem Temer nem Dilma comandem governos estáveis. Quem ficar após agosto continuará sofrendo. A opacidade do poderio econômico nas campanhas eleitorais criou um buraco negro gigantesco entre o Congresso e a sociedade civil. O corporativismo, como se viu na recente votação do reajuste de salários de diversas categorias de servidores, escandalizou o homem comum. É extremamente difícil tomar decisões que agradem, ao mesmo tempo, ao mundo político e ao mundo real. O que fazer?

Não existe receita ou fórmula perfeita. É preciso governar com um olho nas ruas e outro no Congresso. As demissões, hesitantes e sem muito ímpeto, de Romero Jucá e Fabiano Silveira podem não ter garantido o apoio total dos parlamentares ou da sociedade, mas pelo menos não irritaram imensamente nem um nem outro. Nosso pragmático – quando lhe convém – presidencialismo de coalizão não permite ceifar de antemão o apoio de partidos ou políticos investigados, como espera a sociedade.

O que joga a favor de Michel Temer são as variáveis além da Lava-Jato: a capacidade de dialogar com o Poder Legislativo de maneira eficiente, o apoio – bem maior do que o da adversária – do mercado e do empresariado, e, é claro, a equipe econômica, considerada pelos operadores financeiros anos luz à frente da de Dilma. Na opinião deles, Meirelles, Mansueto, Parente, Maria Sílvia, Paulo Rabello, Ilan e companhia são indiscutivelmente melhores que os times escalados anteriormente.

No entanto, nem só de estrelas se faz uma equipe econômica vencedora e nem só de bons resultados econômicos um governo se sustenta. No Brasil o sucesso econômico depende do sucesso político, pois a fragmentação partidária, o parlamentarismo de ocasião, o presidencialismo de coalizão, o corporativismo e as tênues relações de poder dominam o processo decisório.

Em outras palavras, apenas a política salva. Quem não souber fazê-la, não terá sucesso. Parafraseando Platão: “Os que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. Dilma não gosta. Acabou sendo governada. Sua falta de apetite e desinteresse político, aliados ao péssimo desempenho econômico, foram as motivações do impeachment. Os motivos foram as pedaladas e os créditos suplementares.

Apesar da convivência problemática com aliados envolvidos com a Justiça, do jogo de cena de senadores ameaçando mudar de lado, da intensa pressão clientelista, da tensão constante gerada pela Lava-Jato, do vai e vem decisório e da dificuldade de comunicar-se bem na crise, Michel Temer cultiva um refinado gosto pela política. Perante um tribunal onde o júri é político e vive da política, é isso que o salvará.

A aprovação da DRU em primeiro turno na Câmara dos Deputados é um exemplo da maior capacidade de articulação política do governo interino. Sete legendas votaram 100% com o Planalto (PEN, PHS, PMB, PPS, PRP, PRTB e PSL). O apoio do PMDB também foi expressivo: 87,87%. Um número bastante superior ao respaldo nominal com o qual Dilma contava no Congresso.

Para efeito de comparação, utilizo um estudo feito em 2015 pela Arko Advice. Medimos o nível de apoio da antiga base aliada na Câmara. O PT apoiou o governo em votações de interesse do Executivo em 75% das situações. O PMDB, em 53%. O PP, 40%. Em uma Casa onde o maior partido não passa dos 66 deputados e são necessários 308 para mudar a Constituição, estava bem claro que a governabilidade caminhava para o total esfacelamento já em 2015.

A sorte do comandante licenciado do PMDB é que ele não precisa ser brilhante para vencer a segunda batalha do impeachment. Basta mostrar um pouco mais de disposição política e bom senso econômico do que a rival. Poderá, inclusive, cometer erros, alguns evitáveis e outros não, porque a coleção de disparates da antecessora, muito mais danosa do que o mais grave deslize do vice, ainda está vibrante na cabeça dos 81 Senadores.

Justa ou não, essa é a leitura do Senado Federal que, por ora, prefere o bate-cabeça e o vai e volta de Michel Temer à porta trancada de Dilma. Prefere o livre acesso ao 4o andar do Palácio – a Casa Civil de Padilha – ao bunker de Mercadante quando ocupava o mesmo cargo. Escolhe o confortável status quo da política brasileira tradicional em vez do estilo carrancudo, turrão, pouco brasileiro, da mandatária recolhida ao Palácio da Alvorada.

Ela e o que resta do desmonte do PT ainda tentam a cartada final: como nem os aliados acreditam que a presidente tenha condições de presidir, Dilma voltaria exclusivamente para convocar novas eleições. Falta combinar com o TSE, única instância capaz de legitimar tal solução.

Caso se tente mudar a Constituição, algo pouquíssimo provável pela simples falta de votos, será preciso combinar com o Supremo, que certamente barraria proposta tão estapafúrdia. Novas eleições, só em caso de vacância do cargo de presidente e vice, diz a regra clara da nossa Carta. Um atalho via PEC criaria um precedente perigoso.

Claro que em política, diferentemente de alguns artigos da Constituição, nada é pétreo. Como dizia o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan “no Brasil, até o passado é imprevisível”, mas salvo fato extraordinário, em julho (ou agosto) o Senado Federal confirmará Michel Temer como presidente do Brasil até 2018.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais