Fale, explique, convença. O alerta de FHC


Diferente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) não quer mais ser presidente da República. Enquanto Lula volta e meia brande sua candidatura como uma ameaça à oposição e à Lava-Jato, FHC parece resignado com a idade provecta e seus dois mandatos.

Isso não faz do tucano um ex-político. Mas, ao despir-se da vaidade de retornar ao poder, fica mais à vontade para esgrimir sua retórica.

“É sempre muito difícil pedir austeridade. É preciso dizer para quê austeridade”, aconselhou ele dirigindo-se ao presidente Michel Temer (PMDB). Como se sabe, o atual mandatário manipula remédio amargo para a já amarga vida do brasileiro.

Prossegue FHC sugerindo que Temer “fale, explique, convença”. O esforço da comunicação é deixar claro que o Brasil vive um momento de “ruptura” na condução da economia.

O ex-presidente entende que a sociedade ainda não sabe que existe uma nova agenda. Se os economistas e o governo já sabem o que fazer, “a sociedade ainda não prestou muita atenção por que faltou o elo político, que significa falar, explicar”.

O sucesso ou o fracasso do mandato-tampão de Temer depende, assim, de qual “narrativa” sairá vitoriosa. Se a necessidade de reformas austeras ou a agenda que prevaleceu nos últimos 13 anos. “Estamos num momento crucial” se quisermos mudar a “percepção das coisas”, adverte o tucano-mor.

Temer não tem votos

Temer tem a legitimidade do rito constitucional que delega ao Legislativo e à Suprema Corte o condão de remover um presidente que comete crimes e dar posse ao vice. Os votos, lastro que emana das ruas, estes ele não tem.

Ao assumir o poder presidencial, Temer não se limitou às promessas de debelar as mazelas percebidas a olhos nus pelos eleitores. Carestia e desemprego pespegam o brasileiro. Juntas geram aflição e pessimismo.

À tarefa precípua, reverter o rombo fiscal deixado pela antecessora, Temer acrescentou outras. Quer reformar a previdência, ampliar as concessões públicas e retalhar a legislação trabalhista. No telefone sem fio da comunicação, Temer quer cortar benefícios e criar tarifas.

Na boca da oposição ficaria assim: o sistema anterior, por distribuir direitos, não presta. A matriz proposta, que prevê corte de benefícios, é a única solução. Difícil explicar. Mais difícil convencer.

Ou seja, se tinha uma missão espinhosa tem agora uma missão quase impossível. Não fará nada sem tremendo apoio. Apoio partidário, empresarial, sindical e popular.

Daí o conselho de FHC. Semelhante ao do jornalista Antonio Machado, colunista do Correio Braziliense. Divulgar seu governo é “missão indelegável”, resumiu o periodista.

A difícil tarefa de convencer

Numa visão metafórica, o Brasil se assemelha a um paciente a quem só resta como alternativa o remédio com fortes efeitos colaterais. Somente uma intervenção dolorida agora levará a economia a um crescimento sustentável no futuro, prega o governo.

Próceres do PMDB fazem isso sem a prévia explanação do médico que alerta o paciente sobre a gravidade de seu estado, e não resta alternativa senão uma droga pesada e cara. É ele, Temer, o médico que terá que convencer os pacientes, ou os eleitores, de que o quadro clínico brasileiro não lhe deixa outra saída.

Nesse cenário recessivo inédito, um presidente impopular e sem votos terá que convencer cidadãos impacientes que é necessário mais sofrimento antes de sair do atoleiro. Até aqui, das ações de comunicação transpareceu que a intenção do Governo é reduzir direitos da maioria menos favorecida.

Nada mais difícil de engolir para quem se acostumou com distribuição de renda, moradia subsidiada, bolsa de estudo, bolsa-família, viajar de avião e crédito a mancheias, afora emprego farto. Certo, assim, que Temer meteu-se numa empreitada para lá de difícil.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais