Doria pode se beneficiar com ausência de Russomanno


Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) condene o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) por peculato, o que o enquadraria na Lei da Ficha Limpa, impedindo-o de concorrer à prefeito de São Paulo (SP) nas eleições de outubro, o empresário João Doria Júnior (PSDB) seria o maior beneficiado.

Segundo pesquisa qualitativa (estudo de aprofundamento para identificar percepções de um determinado grupo social), realizada pelo instituto Ideia Inteligência junto a eleitores típicos de Russomanno (homens e mulheres de 25 a 45 anos, pertencentes a Classe C e tendo o ensino médio como grau de instrução),  publicado na semana passada pelo “Valor”, o deputado federal do PRB é preferido desse segmento por ser visto como uma espécie de “herói”: alguém que defende o povo que sofre da crescente ineficiência dos serviços públicos.

Mesmo que Celso Russomanno esteja no quinto mandato como deputado federal e tenha sido o candidato a prefeito e governador de SP, o eleitorado o enxerga como uma “nome alternativo” à chamada política tradicional.

Porém, de acordo com o Ideia Inteligência, na hipótese de Russomanno ficar ausente da eleição, quem tem maiores chances de ocupar esse espaço é João Doria Júnior (PSDB), que, assim como o pré-candidato do PRB, ficou conhecido pela TV e representa o “novo” na disputa.

Doria também é visto como um representante do anti-petismo, além de empresário e empreendedor. Mesmo que não seja tão conhecido como Russomanno, o instituto sustenta que Doria tem uma imagem bastante positiva junto ao eleitorado fiel ao representante do PRB.

Esse eleitorado tem um perfil conservador, empobrecido e está sem esperança. São também pessoas que não tem lazer, além de estarem desempregadas ou sub-empregadas.

João Doria Júnior também possui outros fatores importantes a seu favor. Apesar da divisão do PSDB, é o candidato do governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB), e terá a máquina do Palácio dos Bandeirantes ao seu lado. Alckmin está negociando a distribuição de cargos no governo estadual como forma de atrair partidos aliados para o lado de Doria.

Até o momento, Doria é o pré-candidato que mais atraiu aliados, o que traz como consequência um bom tempo de TV para a campanha (horário eleitoral gratuito mais inserções). Além disso, o tucano é quem tem mais condições de investir recursos próprios em sua campanha.

Mesmo que Andrea Matarazzo (PSD) também busque dialogar com o eleitor de Russomanno, ele possui hoje mais dificuldades para crescer nesse segmento. Além da falta de recursos, Matarazzo é desconhecido e ainda não firmou nenhuma aliança.

No cenário atual, Celso Russomanno desponta como favorito na disputa, credenciando-se para ser o anti-PT ou anti-Fernando Haddad (atual prefeito que será candidato à reeleição). Porém, caso Russomanno não possa concorrer, Doria tem potencial para se transformar em alternativa no campo conservador.

Sem Russomanno, o espaço que Doria tem para crescer seria ameaçado somente por uma eventual aliança entre PMDB e PSD, já que Matarazzo e a senadora e pré-candidata à prefeita Marta Suplicy (PMDB-SP) ainda encontram dificuldades de atrair aliados.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais