Darcísio Perondi: a Reforma da Previdência não será rápida


Com a votação da PEC dos Gastos marcada, é hora do governo Temer apresentar ao Congresso a proposta de Reforma da Previdência. O Blog da Política Brasileira entrevistou o Deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do governo e relator da PEC dos Gastos, sobre o tema:

Quando a Reforma da Previdência será enviada e quem deve ser o relator?

Ainda não sei a data, mas a proposta está pronta. Comenta-se que o relator será o deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR), que assumiu o mandato recentemente. Se for ele mesmo, é preparadíssimo. Conhecedor profundo da causa, já foi ministro da Previdência, além de ser um deputado estudioso e corajoso.

Como deve ser a tramitação e qual a estimativa de tempo de aprovação da proposta na Câmara?

Haverá um plano de trabalho, com audiências públicas. Vamos discutir com a sociedade antes de votar. Ela não será rápida, como a 241 (teto de gastos), que levou em torno de 60 dias, porque é mais ampla e complexa. Acredito que vamos trabalhar durante todo o primeiro semestre do próximo ano.

O senhor acredita que haverá o mesmo nível de apoio obtido no teto de gastos?

Sim. No trabalho de consciência fiscal que pusemos em prática na 241 estávamos fazendo a preparação para a Reforma da Previdência também. Eu me surpreendi com as informações sobre a Previdência e os deputados também, quando passávamos essas informações a eles. Então acredito que o voto fica maduro quando há informação

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais