Cunha cada vez mais fraco fortalece Dilma


Em menos de um mês, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sofreu sua terceira derrota política. A primeira foi na escolha do líder do PMDB. Depois, o Conselho de Ética resolveu, finalmente, dar prosseguimento ao processo de cassação do seu mandato. E nesta quarta-feira, 2, a maioria do STF decidiu acatar o processo contra ele. O julgamento será concluído nesta quinta-feira, tornando-o réu na investigação da Operação Lava-Jato.

Embora a decisão do STF não resulte em afastamento de Cunha da presidência da Câmara, a pressão para que ele deixe o cargo aumentará. O deputado promete resistir e levar seu mandato até o fim. “Posso ser réu, mas não sou condenado”, reage.

O relacionamento entre Cunha e o PT deve piorar. Vários parlamentares do partido criticaram sua permanência no posto depois da decisão do STF e pediram sua saída. A motivação do presidente da Câmara para continuar criando problemas para o governo também pode aumentar.

Principalmente depois que o Planalto, além dos três revezes sofridos pelo peemedebista conseguiu amealhar alguns resultados positivos, mesmo de valor moderado e que não mereceram festejo nem mesmo por parte do governo.

Por exemplo: as contas externas, motivo sistemático de colapsos anteriores, vão bem; o dólar, um dos principais sinalizadores de problemas, mantém-se abaixo de R$ 4,00; o Senado acaba de aprovar projeto que alivia a Petrobras no financiamento da exploração do pré-sal.

Cunha está mais fraco, não está morto

O próprio Eduardo Cunha prometeu dar prioridade aos projetos de ajuste fiscal, como a Reforma da Previdência. E além disso, Dilma e PT se desentenderam, o que a deixa livre da pressão ideológica do partido em favor de políticas heterodoxas.

Apesar de sua fragilidade, no entanto, o deputado carioca ainda tem apoio suficiente para permanecer no cargo e continuar protelando o processo que enfrenta no Conselho de Ética.

A decisão do STF não altera de forma significativa o quadro político no curto prazo, dado que o processo contra Cunha deve ser longo. Mas mantém a temperatura política elevada, o que para o governo não é bom.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais