O que a PF tem contra Lula


A crise que trava o país desde o início da Operação Lava-Jato, há dois anos, agravou-se hoje pela manhã com chegada de quatro carros da Polícia Federal na casa do ex-presidente Lula, com onze policiais e um mandato de condução coercitiva.

A imagem transmitida pela Globonews sobre a 24ª fase da Operação Lava-Jato é da iminência da “prisão” de Lula, uma cena inimaginável para os brasileiros. Desde ontem o mundo político suspeitava de algo forte que estaria sendo preparado para as próximas horas.

A quinta-feira foi consumida pela repercussão de reportagem da revista IstoÉ revelando a delação premiada do senador afastado do PT Delcídio do Amaral acusando Lula e a presidente Dilma de interferência para livrar envolvidos na Operação Lava-Jato. O depoimento revela detalhes assombrosos de manipulação das instituições para proteger Lula, Dilma e o PT. A delação deve ser homologada pelo ministro Teori Zavascki nas próximas horas. (Leia a íntegra da reportagem da revista postada ontem no Blog da Política Brasileira).

A oposição reagiu de forma quase burocrática as revelações da IstoÉ. Os fatos novos implicam governo, Legislativo e Judiciário e não deixam perspectivas de solução para a situação de paralisia do país, pois não é visível nem a solução nem a liderança capaz de apontar um rumo no momento.

Segundo informações da Globonews, a Operação Alethea (busca da verdade) foca nos “pagamentos derivados” do empresário José Carlos Bumlai, empresário agrobusiness muito ligado a Lula e das empreiteiras OAS e da Odebrecht. Por meio deles, os gastos no apartamento do Guarujá (propriedade atribuída a Lula) e no sitio de Atibaia o ex-presidente teria recebido propina com dinheiro da Petrobras.

Por que a nova fase atingiu Lula?

Lula

As acusações são muito pesadas. Lula “é apresentado como um dos principais beneficiários do delito”. Ele teria recebido R$ 1,3 milhão entre 2011 e 2016. Há mais pessoas importantes envolvidos e alvo da fase de hoje da Lava-Jato.

“Há evidências de que o ex­-presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava-Jato, a título de supostas doações e palestras”, publica o Estadão sobre informe da força-tarefa da Lava-Jato.”

São informações de altíssima gravidade, que jamais atingiram um ponto como esse em toda história recente do país. Nem mesmo no regime militar a força policial se expressou de forma tão forte em relação as mais altas autoridades do país. Lula é o maior líder brasileiro, símbolo do PT, com uma imagem que se projeta no exterior junto à mídia e chefes de estado.

A condução coercitiva do ex-presidente da República mais popular do Brasil acirra o conflito do PT com o governo Dilma, contra quem aumentam as pressões pelo impeachment. Há a possibilidade de manifestações contra e a favor de Lula, levando os problemas políticos para as ruas. Pequenas confrontos hoje pela manhã entre partidários e críticos do ex-presidente não sugeriam reações maiores até este momento.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais