Nem o governo acredita na aprovação da CPMF


Apesar de vender a necessidade de aumentar a arrecadação de impostos para salvar a economia, o governo considera cada vez mais difícil a aprovação da CPMF, principal medida do pacote fiscal da presidente Dilma Rousseff. O Palácio do Planalto observa uma crescente onda contrária à recriação do imposto do cheque. Pelas contas do governo, há apenas 200 votos dos 308 necessários para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Acendeu o sinal vermelho a declaração de independência do novo líder do Partido Progressista (PP) na Câmara, o ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PB). Ele se posicionou contra o imposto. Ribeiro venceu a disputa contra Cacá Leão (BA), candidato apoiado pelo ex-líder Eduardo da Fonte (PE). O ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) trabalhou diretamente pela eleição do derrotado.

Na bancada peemedebista, o líder reeleito Leonardo Picciani (RJ) não conseguiu reunir os apoiadores da candidatura do deputado Hugo Motta (PB), cujo maior fiador foi o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Cunha contabiliza contra o imposto os 30 deputados que votaram em Motta. Além disso, aliados de Picciani descartam a contribuição em ano eleitoral.

Nem o PT aceita a CPMF

Nem entre os petistas do imposto é bem recebida. Aliado de primeira ordem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Andres Sanchez (PT-SP) já avisou: da maneira que o governo quer, vota contra a CPMF. Já o deputado Lincoln Portela (PR-MG) prevê uma situação duríssima para o governo. “Só se você acreditar em Papai Noel”, avalia. Pelo PSB, o deputado Tenente Lúcio (MG), também diz que não vai embarcar nessa, afirma.

Na avaliação do Palácio do Planalto, a solução será acrescentar penduricalhos em medidas provisórias do pacote fiscal. Poderá ter êxito, mas são remotas as chances de onerar o contribuinte com a CPMF em plena campanha da eleição deste ano para vereadores e prefeitos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais